Sumários

P Costeiros T13

22 Março 2021, 15:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Aula leccionada via zoom.

A refracção das ondas do mar. Conceito. Raios de onda, ângulo de ataque. Propagação sobre fundos regulares com pendor uniforme: a aproximação normal – empolamento e rebentação simultânea. Aproximação oblíqua– variação da velocidade de fase em diferentes pontos da mesma frente de onda e reorientação direccional.

Figuração da quantidade total de energia entre um par de ortogonais, ângulo de ataque – conceito e medição. Influência da refracção na modulação da densidade de energia. Refracção sobre fundos regulares – variação direccional, diminuição da densidade de energia entre águas profundas e a zona costeira e conservação da densidade de energia ao longo da costa.

 


P Costeiros T12

16 Março 2021, 11:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Aula leccionada via zoom.

Potência, velocidade de fase e velocidade de grupo; introdução do parâmetro “n”, limites de variação de “n” em águas profundas e rasas (simplificação da função sinh(r) nestes campos de propagação).

A formação de grupos de ondas, a velocidade de grupo e a interferência de ondas com pequenos desfasamentos do período.

Conservação de energia, aproximação à linha de costa, perturbações do comprimento e da celeridade, empolamento das ondas. Efeito de empolamento. Coeficiente de empolamento, conceito e quantificação. 


PCosteiros TP6

15 Março 2021, 16:30 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Mecânica de ondas (aplicações) velocidades oscilatórias induzidas pelo movimento orbital no fundo, limiar de arranque de partículas, profundidade de fecho (exercicios 18,19, 21 a 24).


P Costeiros T11

15 Março 2021, 15:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Aula leccionada via zoom.

Profundidade de fecho: recapitulação do conceito, relações com a intensidade das correntes induzidas pelo movimento orbital junto ao fundo e limiar de arranque de partículas; determinação da profundidade de fecho da zona costeira para escala temporal  sazonal (dl) com o critério de Hallermeier – relações entre dl e as estatísticas do clima de agitação. Outros critérios de natureza morfodinâmica (e.g. monitorização sistemátca da variação morfológica do fundo).

As ondas como sistemas conservativos em termos energéticos. Energia e densidade de energia: conceitos gerais, equações da mecânica de Airy.

Potência: introdução ao conceito de potência e necessidade de introdução de um parâmetro descritor da velocidade de propagação da energia.


P Costeiros T10

9 Março 2021, 11:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Aula leccionada via zoom.

A distribuição no tempo de correntes oscilatórias junto ao fundo induzidas pelo movimento orbital, no caso de ondas cnoidais. Arranque e transporte de massa, resíduo de trasporte sólido diferente de zero, dirigido para terra ou para o mar, transferências transversais de sedimento junto ao fundo relacionadas com a sazonalidade e a declividade das ondas. A capacidade de transporte e a velocidade de pico. Segregação dimensional, efeitos na distribuição textural dos sedimentos que ocupam o fundo submarino na zona costeira, relações com a profundidade de fecho.

Equações que descrevem a possibilidade de arranque de partículas do fundo: limiar de arranque de partículas (critério de Halermeier)e velocidade de pico induzida pelo movimento orbital junto ao fundo.