Sumários

PCosteiros T26

4 Maio 2021, 11:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Aula leccionada via zoom.

Fontes sedimentares: a erosão costeira;  a erosão como resultado da diferença entre potencial de transporte sólido das ondas e transporte real – contexto de deficite sedimentar..

Fontes sedimentares: Transporte sólido eólico: o espectro dimensional actuado pelo vento: areias e poeiras. Condições favoráveis à alimentação do litoral por transporte eólico. Transporte de areias, poeiras e deposição de loess. Exemplos de Cabo Verde.

Fontes sedimentares: Produção biogénica, aloclastos e alimentação sedimentar. Valores típicos do litoral nacional. Litorais sem alimentação terrígena e produção biogénica. Componente bioclástica dos sedimentos costeiros.

Fontes sedimentares: Deriva litoral: a deriva litoral que entra numa célula de controle como fonte para essa célula.

Perdas sedimentares: Plataforma continental interna – perdas de escala sazonal (vales submarinos) Exemplo do canhão da nazaré. Perdas resultantes da elevação do nível do mar – introdução à “Regra de Bruun”.

Perdas sedimentares: Deriva litoral.

Perdas sedimentares:  Extracção de sedimentos de uma célula costeira e dragagem. O destino dos dragados.

Perdas sedimentares: Estuários, lagunas e outras bacias de maré; o efeito de dominância de enchente, retenção sedimentar e inexorabilidade do assoreamento.

Perdas sedimentares: Perdas para as dunas; condições requeridas para que a perda seja eficaz.

Retenção em estruturas artificiais e em corpos sedimentares (barreiras) – o efeito de retenção decorrente da progradação e crescimento de pontas de barreira. 

 


P Costeiros TP 13

3 Maio 2021, 16:30 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Aula leccionada via Zoom.

'Balanço sedimentar::  exercicios 43 a 46..


PCosteiros T25

3 Maio 2021, 15:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Aula leccionada via zoom.

Balanço sedimentar: Fronteiras temporais,  físicas e células de controle.

Fronteiras  transversais e paralelas à costa, utilidade de limitar as células de controle pela profundidade de fecho (Dl). Transporte sedimentar e fronteiras permeáveis/impermeáveis. Fontes sedimentares: conceito; perdas sedimentares: conceito. O balanço e a reacção (erosão ou progradação do litoral) como expressão da variação volumétrica resultante da comparação da intensidade das fontes e perdas sedimentares. Impacto  de intervenções na zona costeira – avaliação qualitativa e quantitativa a partir da diferença entre o balanço sedimentar na situação de referência e o balanço projectado após concretização da intervenção. 

Fontes sedimentares. Caudal sólido fluvial. Carga de fundo e em suspensão. Importância dos processos da erosão hídrica superficial no abastecimento sedimentar do litoral. Intervenção antrópica nos sistemas de drenagem e redução de aportes sólidos à costa. O exemplo dos rios Ibéricos. 


P Costeiros T24

27 Abril 2021, 11:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Aula leccionada via zoom.

Sobreelevação de origem meteorológica: diferenças entre a maré astronómica e observada.  características, relações com os campos de pressão atmosférica. Efeito de “barómetro invertido” e  empolamento da superfície do mar; effeito de arraste do vento e empilhamento de água costeira quando actuada por campos de vento ortogonais e muito intensos. Impactos directos (inundação da faixa costeira) e indirectos (efeitos de barreira, impedimento do escoamento de águas pluviais, inundação de zonas ribeirinhas e sua propagação para montante). Coincidência de pico de sobreelevação com PM de águas vivas e picos de precipitação e exponenciação dos impactos. Sobreelevação de tempestade e impactos na faixa costeira, no litoral Leste do continente americano, da Ásia e de Portugal. 

Balanço sedimentar: conceito, utilidade.


PCosteiros TP12

26 Abril 2021, 16:30 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Marés e interpolação de marés: exercício 42 (2 parte). O litoral da Nazaré: avaliação das entradas e saídas asseguradas por deriva litoral. Inferências sobre a magnitude da perda representada pelo canhão da Nazaré (exercício 43).  Balanço sedimentar: exercício 44.