PCosteiros T26

4 Maio 2021, 11:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Aula leccionada via zoom.

Fontes sedimentares: a erosão costeira;  a erosão como resultado da diferença entre potencial de transporte sólido das ondas e transporte real – contexto de deficite sedimentar..

Fontes sedimentares: Transporte sólido eólico: o espectro dimensional actuado pelo vento: areias e poeiras. Condições favoráveis à alimentação do litoral por transporte eólico. Transporte de areias, poeiras e deposição de loess. Exemplos de Cabo Verde.

Fontes sedimentares: Produção biogénica, aloclastos e alimentação sedimentar. Valores típicos do litoral nacional. Litorais sem alimentação terrígena e produção biogénica. Componente bioclástica dos sedimentos costeiros.

Fontes sedimentares: Deriva litoral: a deriva litoral que entra numa célula de controle como fonte para essa célula.

Perdas sedimentares: Plataforma continental interna – perdas de escala sazonal (vales submarinos) Exemplo do canhão da nazaré. Perdas resultantes da elevação do nível do mar – introdução à “Regra de Bruun”.

Perdas sedimentares: Deriva litoral.

Perdas sedimentares:  Extracção de sedimentos de uma célula costeira e dragagem. O destino dos dragados.

Perdas sedimentares: Estuários, lagunas e outras bacias de maré; o efeito de dominância de enchente, retenção sedimentar e inexorabilidade do assoreamento.

Perdas sedimentares: Perdas para as dunas; condições requeridas para que a perda seja eficaz.

Retenção em estruturas artificiais e em corpos sedimentares (barreiras) – o efeito de retenção decorrente da progradação e crescimento de pontas de barreira.