Sumários

Aula 16T

15 Novembro 2016, 12:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Limites ao empolamento: a rebentação das ondas do mar. Relações entre a celeridade e a velocidade instantânea associada ao movimento orbital e rebentação das ondas. Redução de profundidade, empolamento e critério de rebentação (Hb/Db=0.78). A altura de onda na rebentação como resultado da modulação de H0 pela actuação conjunta dos efeitos de empolamento e da refracção.

Exemplos de diagramas de refracção do litoral de Nova York, Trafaria-Espichel, Sines e praia de Faro.

Tipos de rebentação: progressiva, mergulhante, colapso, efeitos na mobilização sedimentar e dinâmica morfológica sazonal das praias.

Correntes induzidas pelas ondas junto ao fundo e transporte sedimentar associado: razões que justificam associação de baixa intensidade das correntes com grande potencial de transporte. 


Aula 8 TP 1-2

15 Novembro 2016, 08:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

'Movimento orbital e possibilidade de mistura de água em corpos de água parados (albufeiras, lagunas) . Ex. 23. Mobilização de partículas sedimentares do fundo por acção das correntes oscilatórias associadas ao movimento orbital, limiar de arranque e velocidade máxima induzida junto ao fundo, ex. 25 e 26. Energia e potência, introdução, ex. 24 .


Aula 8 TP 1-3

10 Novembro 2016, 14:30 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Aula substituida no sábado dia 26 Novembro, 09h as 12 h00. Motivo: deslocação em serviço.


Aula 15T

10 Novembro 2016, 12:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Figuração da quantidade total de energia entre um par de ortogonais, ângulo de ataque; lei de Snell; coeficiente de refracção (Kr). Convergência e divergência de ortogonais, implicações no valor de Kr.

Refracção sobre fundos regulares – variação direccional, diminuição da densidade de energia entre águas profundas e a zona costeira e conservação da densidade de energia ao longo da costa.

Refracção sobre vales e tergos submarinos (baías e promontórios); divergência e convergência de ortogonais. Efeitos na geração de assimetria da distribuição de energia ao longo de uma costa irregular marginada por fundos também irregulares. Implicações na possibilidade de extrapolação do clima de agitação costeiro. Implicações dos efeitos de refracção na geração de regiões essencialmente erosivas, de alta energia ou de baixa energia e deposicionais, ao longo do mesmo litoral.


Aula 7 TP 1-1

8 Novembro 2016, 14:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

'Mecânica de ondas - exercícios de aplicação. Propagação de ondas do largo para terra. Exerc´icios 19, 20, 21.