Sumários

P Costeiros T20

24 Maio 2022, 11:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

A celeridade expressa pela equação da onda solitária: infuência da profundidade. Propagação em fase próxima do preia mar e do baixa mar. Redução do tempo de enchente e “arraste” da vazante. Consequências desta assimetria sobre o transporte sedimentar para dentro e para fora de uma bacia de maré num ciclo de maré – tendência para assoreamento, potenciado  pela presença de ondas e correntes no litoral exterior e de apenas correntes na bacia de maré. Assoreamento de espaços lagunares, estuarinos e também portuários. O caso particular de enchentes “instantâneas” e a geração de macaréu.

Sobreelevação de origem meteorológica: diferenças entre a maré astronómica e observada.  características, relações com os campos de pressão atmosférica. Efeito de “barómetro invertido” e  empolamento da superfície do mar; effeito de arraste do vento e empilhamento de água costeira quando actuada por campos de vento ortogonais e muito intensos. Impactos directos (inundação da faixa costeira) e indirectos (efeitos de barreira, impedimento do escoamento de águas pluviais, inundação de zonas ribeirinhas e sua propagação para montante). Coincidência de pico de sobreelevação com PM de águas vivas e picos de precipitação e exponenciação dos impactos. 


P Costeiros TP 10

23 Maio 2022, 16:30 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

'Propagação de ondas, refracçaão, empolamento, rebentação, deriva litoral ex. 38 (conclusão) e exerc. 39.


P Costeiros T19

23 Maio 2022, 15:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Declinação da Lua e efeitos na variação da amplitude das duas marés semidiurnas - conclusão; conceito de desigualdade diurna. Variação da desigualdade diurna com a latitude. Efeitos induzidos no campo de forças gravíticas pela excentricidade da órbita da Lua e da órbita do sistema Terra-Lua em torno do Sol, variação repetitiva da intensidade dos campos atraccionais em função do ciclo de translação da Lua e do ciclo (anual) de translação em trono do Sol. Mares vivas e mortas - conceito: introdução explícita do Sol no modelo de marés estáticas. Situações de alinhamento e quadratura. Periodicidade de épocas de águas vivas e mortas.

Perturbações da maré em águas marginais e dentro de bacias estuarinas: amplificação x dissipação e variação da duração da enchente e vazante. Empolamento, convergência de margens, ressonância. Propagação para montante e redução devido aos efeitos prevalecentes do atrito. 


P Costeiros T18

17 Maio 2022, 11:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

O modelo de maré estática (Newton): importância relativa da Lua e do Sol nas forças geradoras da maré. Translação do sistema Terra-Lua em torno de um centro de massa comum. Componentes de natureza centrípeta e gravitacional actuando sobre cada elemento de massa de um oceano global ideal, perfeito. Resultante, componentes tangenciais e forças geradoras da maré. A “deformação” do oceano ideal, orientação relativamente à posição da Lua. Rotação da Terra, período da maré e atraso da maré. Declinação da Lua e desigualdade diurna.


P Costeiros TP 9

16 Maio 2022, 16:30 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Propagação de ondas, densidade de energia, potência, empolamento, refracção, rebentação, coeficientes.Ex 32, 34, 35, 37. Introdução ao exercício 38.