Sumários

P Costeiros TP 5

28 Março 2022, 16:30 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Exercíco 13 e) - conclusão. Mecânica de ondas (aplicações)- Propagação e interferência com o fundo. Exercícios 16, 17 e 19. 


P Cisteiros T9

28 Março 2022, 15:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

A distribuição no tempo de correntes oscilatórias junto ao fundo induzidas pelo movimento orbital, no caso de ondas cnoidais. Arranque e transporte de massa, resíduo de trasporte sólido diferente de zero, dirigido para terra ou para o mar, transferências transversais de sedimento junto ao fundo relacionadas com a sazonalidade e a declividade das ondas. A capacidade de transporte e a velocidade de pico. Segregação dimensional, efeitos na distribuição textural dos sedimentos que ocupam o fundo submarino na zona costeira, relações com a profundidade de fecho.

Equações que descrevem a possibilidade de arranque de partículas do fundo: limiar de arranque de partículas (critério de Halermeier)e velocidade de pico induzida pelo movimento orbital junto ao fundo.


P Costeiros T8

22 Março 2022, 11:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Domínios hidrodinâmicos face à interferência do fundo sobre as ondas: zonas de águas profundas, intermédia e rasas, zona de empolamento, zona de rebentação. Zona de espalho (de mar de rebentação ou de surf), de espraio (espraio e ressaca) e de galgamento.

A trajectória e velocidade linear instantânea de uma partícula de água em movimento orbital e sua decomposição em componentes horizontal e vertical. Invariância do módulo da velocidade linear instantânea ao longo do ciclo orbital e variação das componentes horizontal e vertical. Correntes oscilatórias induzidas junto ao fundo pelo movimento orbital, caracterização, relações com a componente horizontal da velocidade instantânea; conceito de limiar de arranque de partículas; confronto entre as velocidades induzidas junto ao fundo e o limiar de arranque.

A distribuição dos campos de correntes oscilatórias junto ao fundo no caso de ondas sinusoidais. Arranque e transporte de partículas, transporte de massa diferente de zero mas com resíduo nulo. 


P Costeiros TP4

21 Março 2022, 16:30 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Conclusão do  estudo de séries curtas: exercícios 11 e 12 - soluções. Séries longas, processamento de dados de Hs obtidos na região da F. Foz. Representação gráfica da curva de frequências relativa e acumulada. Extracção de períodos de retorno e estima de Hs de ondas de desenho com um dado Tret. (exercicio 13).'Introdução à mecânica de ondas: equação da dispersão, simplificações e aproximações nos campos de águas profundas, intermédias e rasas, conceitos. Exercícios 14 e 15.


P Costeiros T7

21 Março 2022, 15:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

A propagação das ondas na superfície do mar depois de abandonarem a área de geração. Dispersão de ondas: conceito, razões subjacentes à separação física de trens de ondas em propagação livre no oceano em função da velocidade. Influência da distância de propagação (i.e. da proximidade) entre área de geração e área-alvo (ponto de chegada e rebentação) na eficácia da dispersão, relações com o conceito de vaga e de ondulação. Dispersão angular.

Movimento orbital: relações entre as dimensões e o dt do movimento orbital à superfície, a altura e o período da onda.  A coluna de água perturbada pela propagação de um campo de ondas sinnusoidais. O movimento orbital á superfície e na coluna de água, em situação de águas profundas; profundidade de anulação do movimento orbital, impossibilidade de ocorrência de interacção entre as ondas e o fundo, relações com o critério de águas profundas/intermédias.  O movimento orbital em águas intermédias e rasas; modificação da forma das órbitas com a aproximação ao fundo e através do campo de águas progressivamente menos profundas.

A aproximação à costa e a interferência do fundo: evolução da celeridade e do comprimento de onda em águas progressivamente menos profundas. Correntes oscilatórias induzidas junto ao fundo pelo movimento orbital, modificação do perfl da onda de sinusoidal para cnoidal. O movimento orbital em águas intermédias e rasas e atributos qualitativos da onda cnoidal: assimetria dos tempos associados à passagem da crista e da cava, amplitudes diferentes, cristas afiadas e curtas, cavas alongadas e pouco incisas.