Sumários

Avaliação intercalar

24 Maio 2024, 16:00 Ricardo Lopes Coelho


9 estudantes fizeram teste.
95 entregaram trabalho escrito.

Aspectos da ciências como objecto do pensamento crítico

17 Maio 2024, 16:00 Ricardo Lopes Coelho


O mesmo fenómeno e diferentes explicações: a experiência de Joule (1845) e a de Gay-Lussac (1806). Os autores obtêm o mesmo resultado experimental: valores obtidos por cada um. Explicações dadas: um usa o conceito de calor como movimento e o outro o conceito de calor como substância. Discussão.
  Modelos mecânicos na explicação de fenómenos eléctricos. A indução electromagnética (Faraday) e o modelo construído por Maxwell. Como Maxwell usa as variáveis mecânicas para atingir as equações do fenómeno electromagnético.
    A experiência da roda de pás de Joule e as máquinas de Joule que nos apresentam os manuais. Discussão.  
    Divergências nas medidas políticas sobre o COVID19. Compensa e castigo: vacinação. O que nos ensinava a literatura anterior a 2019 ou de 2020 sobre confinamento e teste dos produtos farmacêuticos. Documentos internos do Robert-Koch-Institut sobre a vacinação, máscaras e confinamento e posições públicas da instituição.

Argumentação e pensamento científico como objecto de análise crítica

10 Maio 2024, 16:00 Ricardo Lopes Coelho


Resolução da questão de 26.4.
Silogismos com exemplos e formalização: hipotético, disjuntivo, dilema, contra-recíproco. Argumentos dedutivo compostos.
Argumentos indutivos com exemplos e discussão: argumentos com causas, com exemplos, por analogia, com base em autores.

Pensamento científico como objecto
O mesmo fenómeno e diferentes algoritmos. Experiencia de Poggendorff como introdução. A resolução do problema da máquina de Atwood pela mecânica Newtoniana. A força como causa da aceleração. Experiência não detecta a força-causa.
Resolução do mesmo problema pelo princípio de Gauss. A mesma predição, mas um algoritmo directamente conforme com a experiência referida. A presunção da explicação matemática. Discussão final.
Clima: teses dos especialistas; dados de organizações públicas americanas; declarações políticas; os 97% de concordância; a recolha de assinaturas em 2016 e 2017 em defesa das posições em confronto sobre o clima. Os custos de adaptação dum país (cálculos governamentais da Nova Zelândia) à emissão zero e a vantagem do esforço. Discussão.

Sem aula, motivo imprevisto

3 Maio 2024, 16:00 Ricardo Lopes Coelho


O docente encontrava-se na Urgência do hospital.
(Nota: a indicação do Nº de Alunos é obrigatória. Para satisfazer a exigência foi indicado o número indicado da aula anterior.)

Argumentação: esquemas de raciocínios.

26 Abril 2024, 16:00 Ricardo Lopes Coelho


Resolução da questão da semana anterior.

Exemplo de indução: artigo da Preventive Medicine (1972). Indução na matemática: análise da demonstração da soma dos n primeiros números ímpares.

Argumentos dedutivos: 1. Modus Ponens. exemplo da literatura; o uso em matemática; a especificidade do uso em física, com exemplo detalhado.

2. Modus Tollens: o caso reductio ad absurdum. Análise da demonstração da não racionalidade de 20.5.

Argumentação não técnica: os casos dos termos “anti-americanismo” e “teoria da conspiração”.

Questão da semana.