Sumários
Imagem da, Confiança na e plágios na ciencia. Argumentação
19 Abril 2024, 16:00 • Ricardo Lopes Coelho
Resolução da questão da semana de 5.4.
Artigos da Nature Physics (2024) and Science (2023) sobre meios de restaurar a confiança na ciência. A imagem da ciência de Brush e o estudo de Andrade Martins sobre Pasteur e Becquerel. Estudo sobre a reprodutibilidade na investigação pré-clínica. Plágios em teses de doutoramento na Alemanha e manuais de ciência e engenharia na Coreia do Sul.
Introdução à argumentação: o uso dos operadores no problema da distinção entre massa inerte e gravítica, a partir do pensamento mais feliz de Einstein
Argumentação.
Argumentos dedutivos e indutivos. Exemplo de dedução nos Elementos de Euclides: definições, postulados e noções comuns. Análise da proposição 28, livro IX.
Questão da semana.
Avaliação intercalar
12 Abril 2024, 16:00 • Ricardo Lopes Coelho
Falácias e uso de operadores lógicos
5 Abril 2024, 16:00 • Ricardo Lopes Coelho
Resolução da questão da semana anterior.
Falácia da autoridade: os três tipos, com exemplos da vida social e da literatura.
Falácia da simplificação causal. Exemplo da literatura científica. A água: privatização / bem público. Exemplos do passado próximo.
Mnemónica para operadores lógicos. O recurso à lógica para fundar a pesquisa científica: a tese de Popper. A lei de inércia como um contra-exemplo: a lei não se pode negar (nem provar).
Questão da semana.
Meios globais de propaganda
22 Março 2024, 16:00 • Ricardo Lopes Coelho
Resolução da questão da semana anterior.
Empresas de Relações Públicas e Propaganda (WPP, Omnicom Group, Interpublic Group): número de empregados e distribuição dos escritórios; alguns dos clientes; montante dos negócios (2017).
As 6 firmas americanas que lideram rádio e televisão.
As 17 firmas mais ricas do mundo (2017). Organizações que agregam os managers e facilitam a criação de consensos.
Preparativos da guerra no Iraque em 2003; confronto com declarações posteriores de alguns dos envolvidos e doutros.
Questão da semana.
Aspectos psicológicos, propaganda e falácias
15 Março 2024, 16:00 • Ricardo Lopes Coelho
Resolução da questão da semana anterior.
Estudo de casos da psicologia do consumidor: o efeito da comparação, do grátis, o sentimento de posse.
Falácia da analogia: na política, na sociedade, na ciência.
Argumentum ad populum.
A propaganda na promoção do fumo feminino nos anos vinte do século passado.
Análise excertos da Propaganda e Public Relations, de Bernays, e de livros actuais, Soft Power e Nudge. O caso de Trinidad e Tobago.
Questão da semana.