Modelos e experiências conceptuais

5 Maio 2017, 16:00 Ricardo Lopes Coelho

3.3 Modelos e experiências conceptuais
Tratou-se a experiência de Faraday da indução electromagnética. Os estudantes apercebem-se dum comportamento invulgar. Como explicar? Foi-se buscar o modelo mecânico de explicação do fenómeno criado por Maxwell. Depois mostrou-se uma réplica do modelo (em fotografia) e apresentou-se o seu funcionamento. A partir daqui fica clara a conexão: o que nos traz o modelo do fenómeno. 
Apresentaram-se modelos dinâmicos de circuitos electricos de Lodge. Procedeu-se de forma análoga. O interessante foi que alguns modelos eram com fluidos.
Mostram-se modelos mecânicos da teoria do calor. O esquema de tratamento seguiu os mesmos passos.
Fnalmente, apresentou-se a tese de Hertz sobre modelos dinâmicos, que oferece uma visão geral, foi esquematizada de forma intuitiva e trata o valor cognitivo do modelo dinâmico.

Trataram-se duas experiências conceptuais com algum pormenor e deram-se exemplos doutros recursos à experiência conceptual. Os dois casos mais trabalhados foram a teoria do choque de corpos de Descartes e a experiência de Einstein 1913, do observador encerrado num compartimento, observando a queda dum corpo, sem poder julgar se está na Terra ou numa nave com uma certa aceleração. No caso cartesiano, são dados valores das massas e velocidades dos corpos, como se fossem experiências de laboratório.

3.4 Epónimos
Deram-se exemplos de epónimos de pseudo autor e de pseudo descoberta.

3.5 Ciência e Sociedade
Trataram-se os casos de Pasteur e Becquerel, cujos procedimentos perante os pares não foi correcto, conforme o estudo de Andrade Martins.
Abordaram-se casos de plágios em teses, livros e artigos na Alemanha, Brasil, Portugal e Coreia do Sul.
Finalmente mostrou-se como a ciência pode ajudar a sociedade através duma panorâmica histórica do trabalho de Röntgen.