Sumários

TP07: Tafonomia de vertebrados e paleoecologia

8 Abril 2025, 15:30 Vanda Arlete Faria dos Santos

Tafonomia como um ramo da paleontologia. A importância da actuopaleontologia em tafonomia. Paleobiocenose, necrocenose, tafocenose, orictocenose. Tafonomia (mortalidade): as causas de morte dos organismos que fossilizaram. Tafonomia (biostratonomia): aspetos relacionados com a morte e o enterramento dos restos orgânicos; o potencial fossilífero de uma necrocenose. Tafonomia (fossildiagénese): aspetos da diagénese e da fossildiagénese; processos e produtos de fossilização; conceito de “Lagerstätte”. Exemplos de preservação (produtos de fossilização excepcionais e raros) em diversas jazidas icónicas. Aspetos da tafonomia em vertebrados terrestes e aspetos relacionados com a paleoecologia de vertebrados fósseis e os seus paleoambientes. Aspetos da tafonomia da jazida de Andrés, Pombal. Deformação tectónica dos fósseis.

Fernández-López, S. (2000) - Temas de Tafonomía. Departamento de Paleontología, Universidad Complutense de Madrid, 167pp.

Silva, C.M. 2020. Temas de Paleontologia: 15. Tafonomia. Biostratonomia e fóssil-diagénese. You Tube 05/10/2020. https://youtu.be/ZW6e83eFJtU


T07: Mundo triásico II

8 Abril 2025, 12:30 Vanda Arlete Faria dos Santos

Evolução de Lepidosauromorpha: (i) Ichthyosauria; (ii) Thalatthosauria; (iii) Lepidosauriformes: Rhynchocephalia, Squamata (Cinesia craniana e readaptação ao meio aquático, serpentes). Evolução de Sauropterygia (Lepidosauromorpha): Placodontia, Nothosauroidea e Plesiosauria, características diagnósticas e história evolutiva. Extinção K-Pg nos Lepidosauriphormes. Introdução aos Archosauromorpha. Principais novidades evolutivas (Evolução da postura dos arcossáurios). Extinção do Triássico-Jurássico.

Benton, M.J. 2014. Vertebrate Palaeontology. 4th ed. Wiley-Blackwell 480pp. 

Dal Corso, J., Song, H., Callegaro, S. et al. Environmental crises at the Permian–Triassic mass extinction. Nat Rev Earth Environ 3, 197–214 (2022). https://doi.org/10.1038/s43017-021-00259-4 

Pough FH, Janis CM, Haiser JB 2008. Vertebrate Life. Pearson Education.


TP06. Introdução à análise de morfometria multivariada

1 Abril 2025, 15:30 Elisabete Malafaia

Apresentação dos principais métodos de análise estatística multivariada e seus objetivos. Realização de exercício prático para aplicação de diferentes métodos de análise multivariada, incluindo análise discriminante, análise de componentes principais e análise de agrupamentos.

Bibliografia recomendada:

  • Chatfield, C. & Collins, A. J. (1980). Introduction to Multivariate Analysis. Chapman and Hall, New York.

  • Cooley, W. W. & Lohnes, P. R. (1971). Multivariate Data Analysis. John Wiley, New York.

  • Dillon, W. R. & Goldstein, M. (1984). Multivariate Analysis: Methods and Applications. John Wiley, New York.


T06: Mundo triásico I

1 Abril 2025, 12:30 Vanda Arlete Faria dos Santos

Extinção Pérmico-Triássico (P-T). Radiação dos amniotas durante o Triássico Inferior. Evento Pluvial Carniano (CPE). Testudinata: (i) anatomia; (ii) origem e primeiras tartarugas; (iii) Pleurodira e Cryptodira - características diagnósticas e história evolutiva. Extinção K-Pg nas tartarugas.

Benton, M.J. 2014. Vertebrate Palaeontology. 4th ed. Wiley-Blackwell 480pp. 
Dal Corso, J., Song, H., Callegaro, S. et al. Environmental crises at the Permian–Triassic mass extinction. Nat Rev Earth Environ 3, 197–214 (2022). https://doi.org/10.1038/s43017-021-00259-4 
Pough FH, Janis CM, Haiser JB 2008. Vertebrate Life. Pearson Education.


TP05: Anatomia comparada de peixes e visita ao Museu Geológico

25 Março 2025, 15:30 Pedro Daniel Mocho Lopes

Visita às coleções do Museu Geológico e observação de exemplares de exemplares fósseis de peixes condríctios e actinopterígeos do Mesozóico e Cenozóico de Portugal das colecções de Paleontologia e Estratigráficas do Museu Geológico (LNEG)

Benton MJ. 2014 Benton MJ. 2014. Vertebrate Palaeontology. Wiley-Blackwell; 4th edition
Kardong K. 2018 Vertebrates: Comparative Anatomy, Function, Evolution. McGraw-Hill Education
Pough FH, Janis CM, Haiser JB 2008. Vertebrate Life. Pearson Education.
Romer AS. 1997. Osteology of the reptiles. Krieger Publishing Kompany, Malabar Florida