Sumários
25 Maio 2023, 14:30
•
Elisabete Malafaia
Conceito de geodiversidade e paleodiversidade. O valor intrínseco e patrimonial/ não económico (cultural e religioso, estético, educativo, científico) dos elementos da geodiversidade, bem como o valor económico dos que são considerados recursos naturais. Conceito de geossítio e de património geológico. O Inventário Nacional de Geossítios. A classificação dos geossítios na tipologia Monumento Natural, Sítio Classificado, Paisagem Protegida, Imóvel de Interesse Público, Monumento Natural Regional (Açores) e Geomonumento ao nível do afloramento (alguns classificados pelas autarquias). Os geossítios classificados na tipologia Monumento Natural e os geomonumentos da cidade de Lisboa. Conceito de Geoconservação e Geoturismo: contribuir para a compreensão dos valores naturais não renováveis visando promover as boas práticas necessárias à geoconservação. Técnicas de conservação e restauro de vertebrados fósseis e coleções.
25 Maio 2023, 12:30
•
Elisabete Malafaia
Evolução e paleobiogeografia dos primatas. Principais características diagnósticas dos primatas. Principais grupos de primatas (Plesiadapiformes, Strepsirhini, Tarsiformes, Anthropoidea): história evolutiva e principais características.
O registo fóssil de vertebrados mesozóicos de Portugal. O registro fóssil do Triásico na Bacia do Algarve. O registo fóssil do Jurássico na Bacia Lusitaniana: distribuição geográfica e temporal dos principais grupos de vertebrados fósseis representados. O registo fóssil do Cretácico na Bacia Lusitaniana: distribuição geográfica e temporal dos principais grupos de vertebrados fósseis representados. O registo fóssil do Miocénico de Lisboa: principais grupos representados.
Bibliografia:
- Benton MJ. 2014 Benton MJ. 2014. Vertebrate Palaeontology. Wiley-Blackwell; 4th edition.
18 Maio 2023, 14:30
•
Elisabete Malafaia
Introdução à análise multivariada de dados: análise de componentes principais, análise de funções discriminantes e análise de clusters. Utilização de ferramentas de análise multivariada para a identificação de dentes isolados de dinossáurios terópodes.
18 Maio 2023, 12:30
•
Pedro Daniel Mocho Lopes
Evolução e paleobiogeografia dos mamíferos no Hemisfério Norte. Mamíferos placentários do Paleoceno e hipóteses filogenéticas: Leptictida, Pantolestidae, Apatemyidae, Anagalidae, Taeniodonta, Tillodontia, Pantodonta, Arctocyonidae, ‘Condylarthra’, Dinocerata, Mesonychia e ‘Creodonta’. Diversificação e extinção dos mamíferos durante o Paleoceno, Eoceno e Oligoceno. Laurasiatheria: principais grupos, características diagnósticas e história evolutiva. Lipotyphla: anatomia e características diagnósticas. Artiodactyla: grupos principais (Suina, Tylopoda, Ruminantia, Cetacea), anatomia e características diagnósticas. Análise da filogenia dos artiodáctilos e da importância das bases de dados moleculares. Evolução dos cetáceos e principais adaptações ao meio aquático. Análise dos principais grupos de cetáceos (e.g. Mysticeti e Odontoceti) e sua filogenia. Registo fóssil de cetáceos do Miocénico de Portugal. Pegasoferae: principais grupos (Chiroptera, Perissodactyla, Carnivora e Pholidota), características diagnósticas e história evolutiva. Filogenia de Perissodactyla e evolução do cavalo. Filogenia e principais grupos de Ferea - Feliformia e Caniformia. Euarchontoglires: principais grupos (Glires, Scandentia e Dermoptera) Perissodactyla, Carnivora e Pholidota), características diagnósticas e história evolutiva. Filogenia e a anatomia dos Glires (Lagomorpha e Rodentia) e análise do seu sucesso evolutivo. Faunas da Idade do Gelo e a sua extinção.
- Benton MJ. 2014 Benton MJ. 2014. Vertebrate Palaeontology. Wiley-Blackwell; 4th edition
11 Maio 2023, 14:30
•
Pedro Daniel Mocho Lopes
Estudo da anatomia de mamíferos modernos. Análise de numerosos exemplares de mamíferos atuais provenientes das coleções de Zoologia do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC, ULisboa), incluindo esqueletos de Artiodactyla (Ruminantia e Cetacea), Carnívora, Lagomorpha e Afrotheria. Análise das principais características anatómicas em crânios (ossos do crânio e mandíbula) e esqueleto axial (centro vertebral, arco neural e apófises) e apendicular (articulações, inserções musculares). Regionalização do esqueleto axial. Observação de integumentos e dentição. Observação de crânios de mamíferos de grande tamanho. Acesso às coleções de Paleontologia do MUHNAC. Observação de mamíferos do Oligoceno. Mamíferos do Miocénio da Bacia do Baixo Tejo, com observação de exemplares de Proboscidea e Cetacea. Prospecção, escavação e estudo de micro-restos de mamíferos provenientes de associações fossilíferas encontradas em grutas. Observação de exemplares de Rodentia e considerações sobre estudo de dentes de mamíferos.
Este laboratório de anatomia comparada decorreu nas instalações do MUHNAC e contou com a colaboração de Liliana Póvoas. (
https://www.museus.ulisboa.pt/).
Benton MJ. 2014 Benton MJ. 2014. Vertebrate Palaeontology. Wiley-Blackwell; 4th edition
Kardong K. 2018 Vertebrates: Comparative Anatomy, Function, Evolution. McGraw-Hill Education
Pough FH, Janis CM, Haiser JB 2008. Vertebrate Life. Pearson Education.
Romer AS. 1997. Osteology of the reptiles. Krieger Publishing Kompany, Malabar Florida