Sumários

Aula teórica 5 - Perigosidade Vulcânica

2 Novembro 2017, 10:30 José Eduardo de Oliveira Madeira

Perigos Vulcânicos (conclusão): tsunamis e sismicidade.

Vigilância de vulcões activos e previsão de erupções: Previsão geral, Mapas de Perigosidade e Planeamento Regional; Previsão específica, vigilância e fenómenos precursores.

Técnicas de vigilância Vulcânica: Deformação da superfície topográfica: inclinometria e geodesia; Deformação da superfície topográfica: EDM, GPS, InSAR; Monitorização sísmica; Monitorização geoquímica


Aula Prática 3 - Perigosidade Vulcânica

31 Outubro 2017, 09:30 José Eduardo de Oliveira Madeira

Conclusão do exercício 2 de quantificação de uma erupção de estilo havaiano-estromboliano.

Observação de uma colecção de amostras de mão de produtos vulcânicos: piroclastos máficos e ácidos de queda magmáticos e hidromagmáticos (bombas, lapilli, cinzas, cristais, fragmentos líticos, hialoclastitos) e de fluxo (depósitos de nuvem ardente e ignimbritos soldados); produtos efusivos máficos e ácidos (derrames máficos vítreos, afaníticos, e porfiríticos, fenocristais, xenólitos, obsidianas); rochas ígneas não silicatadas (carbonatitos plutónicos e vulcânicos).


Aula Teórica 4 - Perigosidade Vulcânica

26 Outubro 2017, 10:30 José Eduardo de Oliveira Madeira

Perigosidade vulcânica. Tipos de hazard: fenómenos vulcânicos perigosos e principais consequências (cont.): Lahares e jökulhlaups; Gases; Escorregamentos; Tsunamis


Aula Prática 2 - Perigosidade Vulcânica

25 Outubro 2017, 15:30 José Eduardo de Oliveira Madeira

Realização de exercícios de quantificação de uma erupção explosiva: construção de isopacas e isopletas, cálculo do volume de produtos piroclásticos, cálculo da massa extruída pela erupção, quantificação da erupção através da determinação do Índice de Explosividade Vulcânica (VEI) e Magnitude.

Início de exercício de quantificação de uma erupção efusiva: determinação do volume de piroclastos produzidos pela erupção (depósitos de queda + cone vulcânico) e do derrame lávico.


Aula Teórica 3

25 Outubro 2017, 14:30 José Eduardo de Oliveira Madeira

Perigosidade vulcânica. Tipos de hazard: fenómenos vulcânicos perigosos e principais consequências (cont.): Piroclastos de queda; Escoadas piroclásticas; Lahares e jökulhlaups.