PIEM 6

26 Março 2018, 14:30 Carlos António da Silva Assis

Componente “Projecto de tese”

O resumo do projecto de tese: O que é um resumo? Qual a sua função? Que características deve ter? Para que serve um resumo do projecto de tese? A utilidade do resumo do projecto de tese para o docente, para os alunos, para os orientadores e para o Departamento. Elementos do resumo do projecto de tese. O que um resumo não deve incluir.

Componente “Redacção de Trabalhos Científicos”

Unidade 3 – Convenções de escrita de trabalhos técnicos e científicos

Algarismos significativos: tipos de dados métricos; definições (exactidão, erro, precisão, enviesamento); erros sistemáticos e erros acidentais; cuidados a ter na medição; registo de dados métricos (valor numérico, unidade de medida, potência de 10); algarismos significativos – o que são, o que indicam, como se contam.

Arredondamento de valores numéricos: tipos de arredondamento; regras de arredondamento e de desempate.

Resultados de testes estatísticos: o uso de técnicas estatísticas; testes paramétricos e não paramétricos – aplicação e pressupostos; descritores das distribuições; aspectos a ter em conta na aplicação dos testes estatísticos; informação a incluir no texto; interpretação dos resultados de testes estatísticos.

Unidade 4 – Representação gráfica de conteúdos técnicos e científicos.

Tipos de representações gráficas de conteúdos técnicos e científicos: figuras e tabelas; funções das figuras e das tabelas; opção por uma ou outra forma de representação de conteúdos; detalhe das figuras e tabelas.

Figuras: tipos de figuras (fotografias, desenhos esquemáticos, mapas, gráficos); componentes das figuras e funções desempenhadas; legendagem das figuras (características das legendas, legenda descritiva, legenda interpretativa, legenda de figuras compostas e de figuras mistas).

Gráficos: tipos de gráficos; aplicação de cada um.

A estética da apresentação de figuras: dimensões (legibilidade), posição, emolduração, alinhamento e extensão da legenda.

Tabelas: tipos de tabelas (numéricas, listas, resultados de testes estatísticos, outras); componentes das tabelas e funções desempenhadas; legendagem das tabelas (características das legendas, legenda descritiva e legenda interpretativa).

A estética da apresentação de tabelas: dimensões (legibilidade), posição, limites e sombreado das células, espaçamento de linhas e colunas, alinhamento e extensão da legenda.

Interrupção de tabelas.

Alinhamento de texto e de valores numéricos nas tabelas.

Esclarecimento de dúvidas dos alunos.