Sumários

PIEM 9

21 Abril 2020, 14:00 Carlos António da Silva Assis

Divulgação junto dos alunos do conteúdo do Despacho D/19/2020, de 10 de Abril, que determina as medidas a adoptar na sequência do prolongamento da suspensão de todas as actividades lectivas presenciais, incluindo a avaliação de conhecimentos, até ao final do semestre. De acordo com as instruções do próprio despacho, apresentação aos alunos das alterações introduzidas no que se refere aos conteúdos programáticos, que passarão apenas por um aligeiramento dos assuntos ainda por abordar, e à avaliação, que manterá as suas características, embora à distância.

Componente “Projecto de tese”

Ponto de situação no que se refere ao sucesso dos alunos na selecção de temas de dissertação e de orientadores.

O programa de dissertação: o que é um programa de trabalho? Qual a sua função? Que características deve ter? Para que serve o programa de dissertação na perspectiva do docente, dos alunos, dos orientadores e da Faculdade. Calendarização das actividades e cronograma. Elementos do programa de dissertação.

Componente “Redacção de Trabalhos Científicos”

Unidade 3 – Convenções de escrita de trabalhos técnicos e científicos

Escrita abreviada: definição de escrita abreviada; formas de escrita abreviada: características e convenções associadas.

Escrita abreviada: definição de escrita abreviada; formas de escrita abreviada (abreviaturas, siglas, acrónimos, algarismos e símbolos): abreviaturas padronizadas e não padronizadas; características e convenções associadas.

Esclarecimento de dúvidas dos alunos.

Nota: Aula leccionada à distância.


PIEM 8

7 Abril 2020, 14:00 Carlos António da Silva Assis

“Uma Experiência nas Desertas” – Apresentação oral proferida pelo aluno David Miguel Alves Abreu dos Santos (n.º 49243), relatando a sua experiência de voluntariado nas Ilhas Desertas, Arquipélago da Madeira, durante o mês de Fevereiro de 2020.

Componente “Redacção de Trabalhos Científicos”

Unidade 2 – Componentes dos trabalhos técnicos e científicos

Análise comentada das respostas dos alunos ao exercício 2, baseado no trabalho Chaves, P. de T. & Vendel, A. L. 2008. Análise comparativa da alimentação de peixes (Teleostei) entre ambientes de marisma e manguezal num estuário do sul do Brasil (Baía de Guaratuba, Paraná). Revista Brasileira de Zoologia, 25(1):10-15, sobre os componentes dos textos científicos: estrutura, função e conteúdo do título, do título de cabeçalho, do resumo, das palavras-chave e do sumário; comparação com os elementos correspondentes da publicação original e dedução de alternativas mais apropriadas/correctas; análise comentada do capítulo Metodologia.

Análise do texto do trabalho, das suas partes, das características do texto, e da existência de incoerências internas.

Esclarecimento de dúvidas dos alunos.

Nota: Aula leccionada à distância.


PIEM 7

31 Março 2020, 14:00 Carlos António da Silva Assis

Componente “Redacção de Trabalhos Científicos”

Unidade 2 – Componentes dos trabalhos técnicos e científicos

Análise comentada das respostas dos alunos ao exercício 1, sobre os componentes dos textos científicos: características das respostas dos alunos; capa e cabeçalho – função e regras, o cabeçalho da primeira página com função de capa, elementos identificativos do trabalho e do contexto e respectiva hierarquia.

Os pormenores: marcas enfáticas; as indentações no texto; tópicos e títulos; heterogeneidade de critérios e tratamentos; outros pormenores.

Correcção das perguntas e discussão das respostas dos alunos.

Esclarecimento de dúvidas dos alunos.

Nota: Aula leccionada à distância


PIEM 6

26 Março 2020, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Componente “Redacção de Trabalhos Científicos”

Unidade 3 – Convenções de escrita de trabalhos técnicos e científicos

Convenções de texto: características de estilo; pilares em que assenta a escrita técnica e científica (clareza da linguagem, correcção, pureza e respeito pelas convenções).

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 e revisões subsequentes: normas legislativas relacionadas; aplicação em Portugal.

Características do discurso técnico e científico: pessoa e tempo verbal empregues; características frásicas; uso de expressões idiomáticas.

Interpretação visual de textos: como lemos as palavras de um texto; a nossa capacidade para assumir o significado de símbolos e códigos.

Uso de fontes de informação: citação, transcrição, tradução, plágio; definição, regras e convenções associadas a cada uma das formas;

Lista de alíneas ou tópicos: utilidade, regras e convenções associadas ao uso.

Esclarecimento de dúvidas dos alunos.

Nota: Aula leccionada à distância


PIEM 5

24 Março 2020, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Componente “Redacção de Trabalhos Científicos”

Unidade 2 – Componentes dos trabalhos técnicos e científicos

Elementos da componente textual: função primária, características e variantes; convenções associadas a cada um dos elementos textuais.

Discussão de questões controversas: “estado da arte” vs. “estado dos conhecimentos”; a área de estudo e o seu posicionamento nos trabalhos; “resultados” e “discussão” vs. “resultados e discussão”; “bibliografia” vs. “referências bibliográficas”.

Subdivisão e numeração do corpo de um trabalho (partes, capítulos, secções, apêndices/anexos).

Paginação de um trabalho (numeração contínua vs. numeração descontínua).

Elementos da componente pós-textual: função primária, características e variantes; convenções associadas a cada um dos elementos pós-textuais.

Esclarecimento de dúvidas dos alunos

Nota: Aula leccionada à distância