Sumários

PIEM 4

23 Março 2020, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Componente “Redacção de Trabalhos Científicos”

Unidade 2 – Componentes dos trabalhos técnicos e científicos

Componentes dos textos técnicos e científicos: componentes textual e paratextual, composição e funções desempenhadas por cada uma; partes pré-textual e pós-textual do paratexto; elementos do pré-texto, do texto e do pós-texto.

Elementos da componente pré-textual: função primária, características e variantes; convenções associadas a cada um dos elementos pré-textuais.

Os índices como elementos pré ou pós-textuais: função dos índices; tipos de índices e respectivas características.

Esclarecimento de dúvidas dos alunos.

Nota: Aula leccionada à distância


PIEM 3

17 Março 2020, 14:00 Carlos António da Silva Assis

Componente “Projecto de dissertação”

Escolha do orientador e do tema de tese: Quem vem primeiro? O orientador ou o tema? O orientador, para que serve? Quem pode ser orientador? Quantos podem ser os orientadores? O orientador – características desejáveis; o tema de tese – a escolha; o tema de tese – características desejáveis.

Componente “Redacção de Trabalhos Científicos”

Unidade 1 – Tipos de trabalhos técnicos e científicos

Literatura vs. Ciência: principais diferenças entre textos literários e textos científicos.

Tipos de trabalhos técnicos e científicos: critérios de classificação dos trabalhos técnicos e científicos; géneros textuais em ciência, caracterização de cada um; formas de publicação, caracterização de cada uma.

Fontes primárias e secundárias, inclusão de cada um dos tipos de trabalho e formas de publicação nos tipos de fonte de informação.

A linguagem da Ciência: a língua como forma de comunicação; a “língua da ciência” e as suas principais características; evolução da linguagem científica, da Antiguidade ao presente e do latim ao inglês.

Esclarecimento de dúvidas dos alunos.

Nota: Aula leccionada à distância


Not Taught.

10 Março 2020, 14:30 Carlos António da Silva Assis

A aula não foi leccionada na sequência das instruções dadas pelo Sr. Reitor da UL e reforçadas pelo Director da FCUL, em mensagens de correio electrónico datadas de 9 de Março de 2020, transpostas para o ponto n.º 2 da secção “Suspensão de actividades” do despacho do Director D/14/2020, de 10 de Março de 2020, que suspende todas as actividades lectivas presenciais na Faculdade de Ciências, referindo o dia 16 de Março como a data a partir da qual as actividades lectivas devem ser retomadas à distância.


PIEM 2

3 Março 2020, 14:30 Carlos António da Silva Assis

Componente “Projecto de dissertação”

Importância e objectivos da componente.

Elaboração e defesa da dissertação – formalidades: Legislação relevante. Elaboração e defesa da dissertação – passos: durante a fase preliminar, durante a fase de concretização e durante a fase de conclusão.

O papel do orientador ao longo do processo de planificação e elaboração, redacção e defesa da dissertação.

O plano de dissertação: utilidade e elementos constituintes.

Calendarização das fases da dissertação: identificação de cada uma das tarefas a cumprir e análise do tempo disponível para as realizar.

O registo do tema de dissertação: objectivos, calendarização, requisitos e documentação necessária.

E agora, o que devem os alunos fazer? (análise das alternativas para a procura de orientador e tema de dissertação).

Ponto de situação no que se refere à escolha dos temas de Dissertação por parte dos alunos.

Esclarecimento de dúvidas dos alunos.


PIEM 1

18 Fevereiro 2020, 14:30 Carlos António da Silva Assis

Unidade 0 - Apresentação

Apresentação do docente, e da razão de ser, do âmbito e dos objectivos da unidade curricular. Apresentação das características curriculares, do calendário das sessões, do horário e das datas importantes relacionadas com a UC. Descrição dos conteúdos programáticos, das formas de apoio aos alunos, da bibliografia e do modelo de avaliação adoptado.

Descrição sumária dos assuntos abordar e justificação da respectiva inclusão no programa da unidade curricular.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.