Sumários

Projecto de Investigação em Ecologia Marinha

19 Junho 2017, 13:00 Carlos António da Silva Assis

Avaliação – Seminário da UC de Projecto de Investigação em Ecologia Marinha (Sessão 2)

Apresentação oral e discussão das características do programa de dissertação dos alunos:

João Noronha Gamito Trigo de Sousa, n.º 44707, subordinado ao tema “Production in captivity of Holothuria arguinensis”.

Cátia Sofia Gomes Nunes, n.º 50207, subordinado ao tema “Como se integra o setor da pesca no Ordenamento do Espaço Marítimo Português?”.

Ricardo Sampaio Lopes, n.º 43377, subordinado ao tema “Impact of ocean acidification on the sensorial ecology of a temperate shark (Scyliorhinus canicula)”.

Ana Maria Fonseca Lameiras, n.º 44019, subordinado ao tema “Biodiversity and network structure of tropical intertidal food webs”.

Tomás da Fonseca Simões, n.º 45617, subordinado ao tema “Caraterização e Ecologia de Holothuria no Estuário do Sado”.

Joshua Alexander Heumüller, n.º 44017, subordinado ao tema “Diversidade funcional das comunidades de peixes dos mangais de S. Tomé”.

Nuno Diogo França Espírito Santo, n.º 43023, subordinado ao tema “Efeito da luminosidade artificial com proteção sobre o sucesso reprodutor da tartaruga marinha Caretta caretta (Linnaeus, 1758)”.

António Paulo Dionísio de Sousa, n.º 50108, subordinado ao tema “Espécies não indígenas no substrato móvel do estuário do Sado: padrões de distribuição espacial e variação temporal”.

Rodrigo Miguel Caetano Pereira, n.º 44582, subordinado ao tema “O OEM nacional, sem e com um plano de situação”.

Joana Patricia de Cabral F. Rodrigues da Cruz, n.º 44016, subordinado ao tema “Otimização de metodologias quimiotaxonómicas aplicadas ao estudo das comunidades de fitoplâncton”.

Sara Alexandra da Costa Chalante, n.º 46951, subordinado ao tema “Comportamento reprodutivo e desenvolvimento larvar em Pseudochromis fridmani”.


Projecto de Investigação em Ecologia Marinha

19 Junho 2017, 09:00 Carlos António da Silva Assis

Avaliação – Seminário da UC de Projecto de Investigação em Ecologia Marinha (Sessão 1)

Apresentação oral e discussão das características do programa de dissertação dos alunos:

Cátia Vanessa Simões Alves, n.º 44715, subordinado ao tema “A ocorrência de lixo marinho ingerido por peixes da costa portuguesa”.

Inês Antunes Paulo, n.º 50110, subordinado ao tema “Estudo da população do anfípode não-indígena Caprella scaura no estuário do Tejo e zona costeira adjacente”.

Filipa Miguel Graça Afonso, n.º 50228, subordinado ao tema “A importância dos mangais de São Tomé para as comunidades locais: Avaliação dos serviços ecossistémicos”.

Alexandre Miguel Coelho Mota, n.º 45639, subordinado ao tema “Pescarias de Corvina-legítima na região do Estuário do Tejo: caracterização das componentes lúdica e comercial”.

Sofia Mendes Cordeiro dos Santos Vicente, n.º 50109, subordinado ao tema “Eficácia das áreas marinhas protegidas num quadro de alterações climáticas”.

Joana Fortes Correia, n.º 44618, subordinado ao tema “Padrões de diversidade funcional de comunidades de peixes associadas a diferentes habitats marinhos”.

João Manuel Fernandes Santos Silva, n.º 38589, subordinado ao tema “Efeitos dos microplásticos e metais pesados em organismos costeiros”.

Bianca Élin Russo Adauta de Mendonça Vaz, n.º 42565, subordinado ao tema “Distribuição do coral invasor Tubastraea sp. e os seus efeitos antagónicos no ecossistema marinho do Brasil”.


Projecto de Investigação em Ecologia Marinha

30 Maio 2017, 14:30 Carlos António da Silva Assis

Componente “Projecto de tese”

Ponto de situação no que se refere ao sucesso dos alunos na selecção de temas de tese e de orientadores.

O programa de tese: o que é um programa de trabalho? Qual a sua função? Que características deve ter? Para que serve o programa de tese na perspectiva do docente, dos alunos, dos orientadores e da Faculdade. Calendarização das actividades e cronograma. Elementos do programa de tese.

Componente “Apresentação oral de trabalhos técnicos e científicos”

Unidade 8 – Adequação da apresentação ao orador, ao auditório e à audiência.

Quando se inicia o Microsoft Power Point; Os elementos pré-fabricados, qualidades e defeitos; o funcionamento do Microsoft Power Point; definição do fundo; funções e utilidade do “Slide Master”, como tirar partido dele.

Funções da apresentação de conteúdos técnicos e científicos.

Componentes de uma apresentação oral (oral e visual): características de cada uma; consequências da hegemonia e da sobreposição de uma componente sobre a outra; como as alternar melhorando a eficácia de uma apresentação oral.

Factores a ter em conta na organização da apresentação: o orador, a audiência, o auditório e a hora do dia. O estudo da sala e a sua importância: dimensão, organização, luminosidade, características do equipamento.

A sinopse da apresentação: importância e função.

Organização do apoio visual para uma apresentação oral: a capa, o conteúdo e a conclusão, função e características desejáveis em cada um.

Adequação de uma apresentação às condições do auditório: escolha do fundo em função das condições (s. l.) em que irá decorrer a apresentação; esquemas de cores e tipos de letra (com serifas vs. sem serifas; proporcional vs. não proporcional); qualidades e defeitos das várias alternativas; organização e delimitação de espaços destinados a informação geral e específica (cabeçalho, rodapé e conteúdos.

Introdução de texto, tópicos, figuras e tabelas nas apresentações.

As animações e a transição de “slides”: qualidades e defeitos (o desejável, o tolerável e o inadmissível); como tirar partido dos recursos.

A importância da sobriedade e da consistência.

Unidade 9 – Planificação e construção de uma apresentação oral.

Planificação da apresentação: o plano da apresentação; o esquema geral dos diapositivos e a definição de campos; a organização interna dos diapositivos.

Construção da apresentação: a sinopse dos conteúdos; introdução de conteúdos; montagem da apresentação.

Acabamentos (o indispensável, o conveniente, o aceitável e o inadmissível): verificação da consistência nas convenções utilizadas ao longo da apresentação; animações e transição de diapositivos; efeitos de sombreado, de rotação e de 3D;.

Unidade 10 – Temporização e ensaio de uma apresentação oral

Temporização da apresentação – cuidados a ter; número de diapositivos.

Ensaio da apresentação – cuidados a ter.

Unidade 11 – O posicionamento, a postura e o discurso durante uma apresentação

Estudo da disposição do auditório; determinação do local estratégico para realizar a apresentação; postura corporal durante a apresentação; uso dos gestos durante a apresentação; colocação da voz durante a apresentação.

Esclarecimento de dúvidas dos alunos.


Projecto de Investigação em Ecologia Marinha

23 Maio 2017, 14:30 Carlos António da Silva Assis

Componente “Redacção de Trabalhos Científicos”

Unidade 5 – Referência a fontes de informação.

A construção do conhecimento científico: papel das citações e das referências bibliográficas; Normas ISO 690 e NP 405 - 1, 2, 3 e 4; estilos mais comuns de citação e referenciação (APA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.).

As citações: funções; formas de citação; modelo genérico de citação em Biologia; citações indirectas.

Componente “Apresentação oral de trabalhos técnicos e científicos”

Unidade 7 – Tipos de apresentações orais.

Apresentação oral (s. l.) e apresentação oral técnica e científica: Definição e diferenças.

Apresentações unidireccionais e bidireccionais: características de cada uma.

Principais diferenças entre a comunicação escrita e oral de conteúdos técnicos e científicos (conteúdo, frase de abertura, partes, conclusões, humor, estilo, discurso, repetição, referências, agradecimentos).

Da apresentação informal à formal: variantes e principais características de cada uma.

Elementos a considerar na preparação de uma apresentação (a sala, a audiência e o orador), principais aspectos a ter em conta em relação a cada um.

Partes obrigatórias e facultativas de uma apresentação oral técnica e científica: características e função de cada uma.

Esclarecimento de dúvidas dos alunos.


Projecto de Investigação em Ecologia Marinha

16 Maio 2017, 14:30 Carlos António da Silva Assis

Componente “Projecto de tese”

Análise crítica dos resumos de projecto de dissertação entregues pelos alunos.