Sumários

Projecto de Investigação em Ecologia Marinha

28 Março 2017, 14:30 Carlos António da Silva Assis

Componente “Redacção de Trabalhos Científicos”

Unidade 3 – Convenções de escrita de trabalhos técnicos e científicos

Interpretação visual de textos: como lemos as palavras de um texto; a nossa capacidade para assumir o significado de símbolos e códigos.

Convenções nomenclaturais: a nomenclatura biológica, significado e evolução; códigos internacionais de nomenclatura, número de palavras do nome dos táxones; regras de redacção do nome dos táxones (tipo de letra, autoria e data, concordância de género gramatical, uso de abreviaturas).

O Sistema Internacional de Unidades (SI): Breve história do SI; legislação portuguesa e directivas comunitárias; cobertura internacional do uso do SI; tipos de unidades e unidades fora do sistema SI; unidades SI de base e derivadas; prefixos associáveis a unidades SI; unidades não SI utilizadas em domínios especializados; regras de uso das unidades SI.

Tipografia de símbolos: tipos de símbolos e tipos de caracteres usados para os redigir.

Esclarecimento de dúvidas dos alunos.


Projecto de Investigação em Ecologia Marinha

21 Março 2017, 14:30 Carlos António da Silva Assis

Componente “Redacção de Trabalhos Científicos”

Unidade 3 – Convenções de escrita de trabalhos técnicos e científicos

Convenções de texto: características de estilo; pilares em que assenta a escrita técnica e científica (clareza da linguagem, correcção, pureza e respeito pelas convenções).

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 e revisões subsequentes: normas legislativas relacionadas; aplicação em Portugal.

Características do discurso técnico e científico: pessoa e tempo verbal empregues; características frásicas; uso de expressões idiomáticas.

Uso de texto ou ideias de outros: citação, transcrição, tradução, plágio e convenções associadas a cada uma das formas.

Lista de alíneas ou tópicos: convenções associadas.

Escrita abreviada: definição de escrita abreviada; formas de escrita abreviada: características e convenções associadas.

Escrita abreviada: definição de escrita abreviada; formas de escrita abreviada (abreviaturas, siglas, acrónimos, algarismos e símbolos): abreviaturas padronizadas e não padronizadas; características e convenções associadas.

Esclarecimento de dúvidas dos alunos.


Projecto de Investigação em Ecologia Marinha

14 Março 2017, 14:30 Carlos António da Silva Assis

Componente “Redacção de Trabalhos Científicos”

Unidade 2 – Componentes dos trabalhos técnicos e científicos

Subdivisão e numeração do corpo de um trabalho (partes, capítulos, secções, apêndices/anexos).

Paginação de um trabalho (numeração contínua vs. numeração descontínua).

Elementos da componente pós-textual: função primária, características e variantes; convenções associadas a cada um dos elementos pós-textuais.

Esclarecimento de dúvidas dos alunos.

Componente “Projecto de tese” – Escolha do orientador e do tema de tese: Quem vem primeiro? O orientador ou o tema? O orientador, para que serve? Quem pode ser orientador? Quantos podem ser os orientadores? O orientador – características desejáveis; o tema de tese – a escolha; o tema de tese – características desejáveis.

Esclarecimento de dúvidas dos alunos.


Projecto de Investigação em Ecologia Marinha

7 Março 2017, 14:30 Carlos António da Silva Assis

Componente “Redacção de Trabalhos Científicos”

Unidade 2 – Componentes dos trabalhos técnicos e científicos

Componentes dos textos técnicos e científicos: componentes textual e paratextual, composição e funções desempenhadas por cada uma; partes pré-textual e pós-textual do paratexto; elementos do pré-texto, do texto e do pós-texto.

Elementos da componente pré-textual: função primária, características e variantes; convenções associadas a cada um dos elementos pré-textuais.

Os índices como elementos pré ou pós-textuais: função dos índices; tipos de índices e respectivas características.

Elementos da componente textual: função primária, características e variantes; convenções associadas a cada um dos elementos textuais.

Discussão de questões controversas: “estado da arte” vs. “estado dos conhecimentos”; a área de estudo e o seu posicionamento nos trabalhos; “resultados” e “discussão” vs. “resultados e discussão”; “bibliografia” vs. “referências bibliográficas”.

Esclarecimento de dúvidas dos alunos.


Not Taught.

28 Fevereiro 2017, 14:30 Carlos António da Silva Assis

A aula não foi leccionada em virtude de ter sido decretata tolerância de ponto, relacionada com as festividades do Entrudo.