Sumários
Projecto de Investigação em Ecologia Marinha
28 Março 2017, 14:30 • Carlos António da Silva Assis
Componente “Redacção de Trabalhos Científicos”
Unidade 3 – Convenções de escrita de trabalhos técnicos e científicos
Interpretação visual de textos: como lemos as palavras de um texto; a nossa capacidade para assumir o significado de símbolos e códigos.
Convenções nomenclaturais: a nomenclatura biológica, significado e evolução; códigos internacionais de nomenclatura, número de palavras do nome dos táxones; regras de redacção do nome dos táxones (tipo de letra, autoria e data, concordância de género gramatical, uso de abreviaturas).
O Sistema Internacional de Unidades (SI): Breve história do SI; legislação portuguesa e directivas comunitárias; cobertura internacional do uso do SI; tipos de unidades e unidades fora do sistema SI; unidades SI de base e derivadas; prefixos associáveis a unidades SI; unidades não SI utilizadas em domínios especializados; regras de uso das unidades SI.
Tipografia de símbolos: tipos de símbolos e tipos de caracteres usados para os redigir.
Esclarecimento de dúvidas dos alunos.Projecto de Investigação em Ecologia Marinha
21 Março 2017, 14:30 • Carlos António da Silva Assis
Componente “Redacção de Trabalhos Científicos”
Unidade 3 – Convenções de escrita de trabalhos técnicos e científicos
Convenções de texto: características de estilo; pilares em que assenta a escrita técnica e científica (clareza da linguagem, correcção, pureza e respeito pelas convenções).
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 e revisões subsequentes: normas legislativas relacionadas; aplicação em Portugal.
Características do discurso técnico e científico: pessoa e tempo verbal empregues; características frásicas; uso de expressões idiomáticas.
Uso de texto ou ideias de outros: citação, transcrição, tradução, plágio e convenções associadas a cada uma das formas.
Lista de alíneas ou tópicos: convenções associadas.
Escrita abreviada: definição de escrita abreviada; formas de escrita abreviada: características e convenções associadas.
Escrita abreviada: definição de escrita abreviada; formas de escrita abreviada (abreviaturas, siglas, acrónimos, algarismos e símbolos): abreviaturas padronizadas e não padronizadas; características e convenções associadas.
Esclarecimento de dúvidas dos alunos.Projecto de Investigação em Ecologia Marinha
14 Março 2017, 14:30 • Carlos António da Silva Assis
Componente “Redacção de Trabalhos Científicos”
Unidade 2 – Componentes dos trabalhos técnicos e científicos
Subdivisão e numeração do corpo de um trabalho (partes, capítulos, secções, apêndices/anexos).
Paginação de um trabalho (numeração contínua vs. numeração descontínua).
Elementos da componente pós-textual: função primária, características e variantes; convenções associadas a cada um dos elementos pós-textuais.
Esclarecimento de dúvidas dos alunos.
Componente “Projecto de tese” – Escolha do orientador e do tema de tese: Quem vem primeiro? O orientador ou o tema? O orientador, para que serve? Quem pode ser orientador? Quantos podem ser os orientadores? O orientador – características desejáveis; o tema de tese – a escolha; o tema de tese – características desejáveis.
Esclarecimento de dúvidas dos alunos.Projecto de Investigação em Ecologia Marinha
7 Março 2017, 14:30 • Carlos António da Silva Assis
Componente “Redacção de Trabalhos Científicos”
Unidade 2 – Componentes dos trabalhos técnicos e científicos
Componentes dos textos técnicos e científicos: componentes textual e paratextual, composição e funções desempenhadas por cada uma; partes pré-textual e pós-textual do paratexto; elementos do pré-texto, do texto e do pós-texto.
Elementos da componente pré-textual: função primária, características e variantes; convenções associadas a cada um dos elementos pré-textuais.
Os índices como elementos pré ou pós-textuais: função dos índices; tipos de índices e respectivas características.
Elementos da componente textual: função primária, características e variantes; convenções associadas a cada um dos elementos textuais.
Discussão de questões controversas: “estado da arte” vs. “estado dos conhecimentos”; a área de estudo e o seu posicionamento nos trabalhos; “resultados” e “discussão” vs. “resultados e discussão”; “bibliografia” vs. “referências bibliográficas”.
Esclarecimento de dúvidas dos alunos.Not Taught.
28 Fevereiro 2017, 14:30 • Carlos António da Silva Assis
A aula não foi leccionada em virtude de ter sido decretata tolerância de ponto, relacionada com as festividades do Entrudo.