Sumários
Resolução do problema III
2 Abril 2025, 14:30 • Beatriz Isabel Cotrim da Fonseca
Resolução do problema III: diagrama de fases em sistema binário eutético com composição intermédia.
Exercício II – Diagramas de Fases Binários (Diopsídio–Anortite)
1 Abril 2025, 17:00 • Ágata Sofia de Carvalho Marques Alveirinho Dias
Aula 12 – Resolução do Exercício II, focado na interpretação de diagramas de fases binários envolvendo diopsídio (CaMgSi₂O₆) e anortite (CaAl₂Si₂O₈). Identificação das fases, linhas liquidus e solidus, e ponto eutético. Análise do processo de cristalização para diferentes composições, determinação das proporções de cristais e líquido em várias temperaturas e discussão das proporções minerais no ponto eutético, bem como dos processos de fusão parcial.
Resolução do problema II
31 Março 2025, 15:00 • Beatriz Isabel Cotrim da Fonseca
Resolução do problema II: diagrama de fases em sistema binário com duas componentes sem solução sólida.
Andesito: Caracterização e Classificação
27 Março 2025, 16:00 • Ágata Sofia de Carvalho Marques Alveirinho Dias
Aula 11 – Observação e análise do andesito, com descrição das suas principais características texturais e mineralógicas. Discussão da sua génese e enquadramento petrogenético.
Observação do andesito
26 Março 2025, 14:30 • Beatriz Isabel Cotrim da Fonseca
Descrição e caracterização do andesito em amostra de mão e lâmina delgada: textura, mineralogia, ordem de cristalização e génese.