Sumários
Introdução à Glicobiologia
14 Maio 2019, 09:00 • Amélia Pilar Grases dos Santos Silva Rauter
Glicobiologia química. A importância dos açúcares em biologia. O glicocódigo. Biomoléculas contendo oligossacáridos: glicoproteínas e glicolípidos. Lectinas – proteínas que decifram o glicocódigo, e que se ligam aos carbo-hidrtaos no seu domínio de reconhecimento. O papel na inflamação de carbo-hidratos e das selectinas, que são lectinas que intervêm neste processo. Carbo-hidratos e infeção por microorganismos. Síntese de AZT, um dos anti-HIV medicamentos inicialmente muito utilizado no tratamento de pacientes infetados. Inibidores de glicosidases e de glicosiltransferases.
Síntese enzimática de oligossacáridos
10 Maio 2019, 10:00 • Amélia Pilar Grases dos Santos Silva Rauter
Síntese enzimática e síntese química de oligossacáridos. Vantagens e desvantagens de ambas as abordagens. O mecanismo de ação de enzimas que processam oligossacáridos. Glicosiltransferases. Sua classificação e mecanismo de ação. Síntese enzimática do tetrassacárido sialil Lewis-x (sLex), por intermédio de quatro enzimas, cuja síntese química requer 31 passos reacionais.
Síntese enzimática utilizando glicosidases – tipos de glicosidases e seu mecanismo de ação. Transglicosilação. Comparação da eficiência, especificidade e facilidade de utilização de glicosidases relativamente a glicosiltransferases.
Síntese de oligosacáridos
7 Maio 2019, 09:00 • Amélia Pilar Grases dos Santos Silva Rauter
Controlo da estereoquímica anomérica por doação intramolecular da aglícona. Síntese de oligossacárido.s
Reações de glicosilação.
3 Maio 2019, 10:00 • Amélia Pilar Grases dos Santos Silva Rauter
.
Dador e aceitador de glicosilo. Dadores de glicosilo - brometos de glicosilo e sua reatividade; Tioglicósidos, selenoglicósidos, sua ativação e reatividade. Sulfóxidos e fluoretos de glicosilo, tricloroacetimidatos em reações de glicosilação. Mecanismo das reações envolvidas.
Ressonância Magnética Nuclear de Hidratos de carbono
30 Abril 2019, 09:00 • Amélia Pilar Grases dos Santos Silva Rauter
Interpretação de espectros de ressonância magnética nuclear de protão. Identificação estrutural com recurso também espectros de COSY e HMQC.