Sumários
Proteção de grupos hidroxilo de açúcares - reações de acetilação
15 Março 2019, 10:00 • Amélia Pilar Grases dos Santos Silva Rauter
Proteção de grupos hidroxilo de açúcares. Reações de acetilação na presença de piridina, de acetato de sódio ou de ácido de Lewis.
Reações no centro anomérico
12 Março 2019, 09:00 • Amélia Pilar Grases dos Santos Silva Rauter
Reações no centro anomérico. Reações de substituição nucleófila e seu mecanismo. Efeito do grupo vizinho. Acetato anomérico.
Estereoquímica dos açúcares - prefixos configuracionais e atribuição da configuração anomérica
8 Março 2019, 10:00 • Amélia Pilar Grases dos Santos Silva Rauter
Prefixos configuracionais de monossacáridos com 3 a seis átomos de carbono das séries D e L. Atribuição da configuração anomérica de formas cíclicas, a partir da projeção de Fischer e nomenclatura de monossacáridos com mais que seis átomos de carbono. Efeitos exo- e endo-anomérico. Açúcares desoxigenados, ciclitóis e açúcares redutores. Nomenclatura de oligossacáridos. Di- e trissacáridos. Ciclodextrinas.
Formação de piranoses e furanoses
1 Março 2019, 10:00 • Amélia Pilar Grases dos Santos Silva Rauter
Ciclização intramolecular. Formação de piranoses e furanoses e de anómeros alfa e beta. Mecanismo da formação e hidrólise de um hemiacetal. Fórmulas de projeção de Mills e de tipo Haworth adaptadas à apresentação da conformação molecular.
Hexopiranoses e reatividade do centro anomérico
26 Fevereiro 2019, 09:00 • Amélia Pilar Grases dos Santos Silva Rauter
Representação de Haworth da série D das hexoses. Centro anomérico e sua reatividade. Formação e hidrólise de acetais, glicosidação de Fischer e controlo da estereoquímica anomérica pelo efeito anomérico.