Sumários
TP14
17 Dezembro 2024, 09:30 • Filomena Elisabete Lopes Martins Elvas Leitão
Verificação dos TPC's (problemas 59 e 61). Variação da constante de velocidade com a temperatura: cálculo da energia de activação de Arrhenius para a reacção - resolução dos problemas 63 e 65. Influência de um catalisador sobre a velocidade de uma reacção - resolução do problema 64. Mecanismo de uma reacção. Passo determinante da velocidade de uma reacção. Aplicação da hipótese do estado estacionário para derivar a lei de velocidade de uma reacção - resolução do problema 66.
Transporte de moléculas através de membranas: aspectos termodinâmicos. Transporte activo e transporte passivo - resolução do problema 73.
Discussão dos relatórios
17 Dezembro 2024, 09:30 • Maria da Soledade Costa Cravo da Silva Santos
Discussão dos relatórios da 2ª série
PL13
16 Dezembro 2024, 13:00 • Filomena Elisabete Lopes Martins Elvas Leitão
Aula T38
13 Dezembro 2024, 16:30 • Manuel Eduardo Ribeiro Minas da Piedade
Aspetos termodinâmicos do transporte de moléculas através de membranas celulares. Variação de energia de Gibbs associada ao transporte de moléculas neutras e iões: contribuição do gradiente de concentração contribuição da diferença de potencial transmembranar. Equação de Goldman. Transporte passivo e transporte ativo. Potencial transmembranar de repouso. Estudar o Tópico 5.2 no aditamento 4 (Fénix-Bibliografia) e resolver o problema 5.3 (Fénix-Bibliografia).
TP13
12 Dezembro 2024, 17:30 • Filomena Elisabete Lopes Martins Elvas Leitão
Solubilidade em água de um sal pouco solúvel a partir dos valores das energias de Gibbs molares padrão de formação das várias espécies em solução – resolução do problema 51.
Equilíbrio electroquímico. Potenciais padrão de redução; semi-reacções de redução e oxidação; notação de uma célula galvânica. Relação entre energia de Gibbs e potencial padrão de célula. Critérios de espontaneidade e equilíbrio em termos de grandezas electroquímicas – resolução dos problema 54 e 55.
Cinética Química. Aplicação do método de integração a reacções de 1ª ordem: determinação da constante de velocidade e do período de semi-transformação – resolução do problema 60. Aplicação do método das velocidades iniciais para a determinação da constante de velocidade, das ordens parciais em relação a cada um dos reagentes e da ordem global de uma reacção - resolução do problema 62. TPC: Gráfico do problema 60; problemas 59 e 61.