Sumários

Risco de erosão de solos - Aula 2 - TP

22 Maio 2023, 13:00 Fátima Cristina Gomes Ponte Lira

Continuação da resolução do exercício prático - Cálculo da erosão específica usando Sistemas de Informação Geográfica (SIG) – Aplicação a uma bacia de drenagem em Manteigas, Serra da Estrela


Risco de Erosão de solos - Aula 2

22 Maio 2023, 10:30 Fátima Cristina Gomes Ponte Lira

Métodos Indirectos de quantificação da eroso~sao do solo - correlações empíricas, variáveis climáticas, orográficas e descraga sóçlida de uma rede de drenagem. A equação univerisal de perda de solo. Casos de estudo.


Risco de erosão de solos - Aula 1 - TP

15 Maio 2023, 13:00 Fátima Cristina Gomes Ponte Lira

Resolução do exercício prático - Cálculo da erosão específica usando Sistemas de Informação Geográfica (SIG) – Aplicação a uma bacia de drenagem em Manteigas, Serra da Estrela


Risco de Erosão do Solo - Aula 1

15 Maio 2023, 10:30 Fátima Cristina Gomes Ponte Lira

Definição, formação e caraterísticas de um solo. A importância do estudo dos solos. Erosão Hídrica de solos e Produção Sedimentar. Elementos, processos e parâmetros que regulam a erosão hídrica do solo. Quantificação da eosividade. Métodos Diretos e Indirectos de quantificação da perda de solo por erosão hídrica.


Aula PL 10 - Contaminação de Água Subterrânea

8 Maio 2023, 13:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas

Resolução de exercícios para determinação da posição da interface água doce/água salgada em aquíferos costeiros e ensaios de maré.