Sumários

Aula PL 7 (Contaminação dos Solos)

3 Abril 2023, 13:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas

Resolução de exercício sobre contaminação de sedimentos em ambiente estuarino. O caso do estuário do Sado.

Relação das concentrações dos metais pesados com a textura do sedimento, e com a % Al. Retas de correlação linear e coeficiente de correlação (R). Identificação das zonas do estuário com concentrações mais elevadas de metais. Justificação das possíveis fontes (naturais ou antrópicas) dos diferentes metais. Classificação dos sedimentos de acordo com o grau de contaminação existente na legislação portuguesa (Portaria 1450/2007, 12 de Novembro).

Cartografia de distribuição de classes de contaminação dos sedimentos superficiais. Destino dos materiais dragados.


Aula 7 T (Contaminação dos Solos)

3 Abril 2023, 10:30 Maria da Conceição Pombo de Freitas

Normalização textural para o cálculo da contaminação em sedimentos. Elementos normalizadores. Valores de fundo de referência. Fatores de enriquecimento globais e regionais.


Aula PL 6 (Contaminação de solos)

27 Março 2023, 13:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas

Planos de amostragem de solos/sedimentos para estudo da contaminação.

Resolução de exercício sobre contaminação de sedimentos em ambiente estuarino. O caso do estuário do Sado. Análise dos dados de textura e composição (matéria orgânica e carbonato de Ca) dos sedimentos e da distribuição do teor em metais pesados.

 


Aula 6 T (Contaminação de solos)

27 Março 2023, 10:30 Maria da Conceição Pombo de Freitas

Risco de contaminação de solos/sedimentos. Contaminação por metais pesados em sedimentos estuarinos/lagunares. Definição de estuários e lagunas. Processos operantes nos ambientes de transição e influência marinha e continental. Sedimentação nos ambientes de transição. Balanço de massa: fontes, perdas e sumidouros. Fontes externas e internas, continentais e marinhas, influência antrópica. Seletividade hidrodinâmica dos processos de transporte e padrão de sedimentação das lagunas/estuários. 


Aula PL 5 (Radão e contaminação de solos)

20 Março 2023, 13:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas

Resolução de um exercício prático sobre radão.