Sumários

Modulo Risco Litoral T 8

22 Novembro 2017, 14:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Avaliação de perigosidade e risco costeiro decorrente de forçamento oceanográfico de sistemas de praia-duna, em horizontes temporais diferentes. 


O alcance vertical do espraio de ondas rebentadas. Contexto, noção de cota de máximo espraio, run-up e nível do mar. Relações com a maré astronómica, sobreelevação de tempestade, parâmetros de onda e morfologia da superfície. Critérios de  quantificação do run-up.
Utilização do princípio da precaução em contexto de decisão sobre forçamento com impacto na avaliação de perigosidade e risco.
Cota de máximo espraio na situação de referência e em horizontes futuros, com nível do mar diferente.

Recuo de perfil de praia em condição de tempestade - conceito de perfil de equilíbrio e modelo de resposta de Kriebel e Dean. Variáveis relevantes.


Modulo RIsco Litoral TP7

21 Novembro 2017, 12:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Processamento de dados colhidos no campo. Determinação da altura significativa das ondas e do período médio. Comentário aos resultados. 

Construção do perfil de praia  da Fonte da Telha (legendado e comentado)  a partir dos dados de DGPS. Determinação do declive da face de praia a pertir dos dados do perfil e comparação com os dados de campo. 


Modulo Risco Litoral T7

21 Novembro 2017, 11:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Balanço sedimentar, processos longilitorais e evolução de longo termo da linha de costa (conclusão). Causas mais frequentes da perturbação do balanço sedimentar e indução de tendência erosiva: redução dos aportes sólidos ao litoral pela construção de barragens e interrupção do caudal fluvial; revestimento de arribas e cessação do abastecimento sedimentar associado ao recúo destas formas; retenção sedimentar em estuários, lagunas e bacias de maré;  dragagem de fundas costeiros e remoção de areias para fora do sistema costeiro; interposição de defesas transversais (molhes, esporões) e interrupção localizada da deriva litoral. Exemplos em Portugal e de outros países. Progradação costeira: apenínsula de Tróia e a planície da Manta Rota,  exemplos de resposta progradante a superavit sedimentar. 


Aula 5

26 Outubro 2017, 10:00 António Brum da Silveira

Risco Vulcânico em Portugal. 

Arquipélago dos Açores: exemplos de erupções históricas e sub-históricas (Faial, Pico, S. Jorge e S. Miguel). 

Arquipélago da Madeira: vulcanismo potencialmente activo


Aula 5

26 Outubro 2017, 09:00 António Brum da Silveira

Risco Vulcânico em Portugal. 

Arquipélago dos Açores: exemplos de erupções históricas e sub-históricas (Faial, Pico, S. Jorge e S. Miguel). 

Arquipélago da Madeira: vulcanismo potencialmente activo.