Sumários

Modulo Erosão TP5

17 Outubro 2017, 15:00 Fátima Cristina Gomes Ponte Lira

Resolução do exercício. Cálculo da erosão específica usando sistemas de informação geográfica (SIG) – Aplicação a uma bacia de drenagem em Armação de Pera (Algarve): 1) Delimitação da bacia de drenagem.


Modulo Erosão T5

17 Outubro 2017, 14:00 Fátima Cristina Gomes Ponte Lira

Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica (SIG): 1) Dados vetoriais e matriciais. 2) Modelos Digitais de Terreno e cálculo de declives. 3) Álgebra de mapas. 4) Métodos de cálculo de erosão hídrica (revisão). Aplicação da equação RUSLE em ambiente ArcGIS: 1) Delimitação semiautomática da bacia de derenagem.


Modulo Erosao TP4

13 Outubro 2017, 15:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Método de Langbein & Schumm: quantificação da magnitude da erosão hídrica na bacia de Espiche, comparação com os resultados anteriores, comentário e crítica dos resultados.

Utilização de dados sobre a taxa de sedimentação na laguna dos Salgados como instrumento de validação dos métodos de quantificação da erosão hídrica de solos. 


Modulo Erosao T4

13 Outubro 2017, 14:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Método de Langbein & Schumm,  variáveis relevantes, princípios metodológicos, comentário ao método e aos resultados da sua aplicação em Portugal. Coeficiente de produção sedimentar – conceito, razões que determinam as diferenças observadas entre magnitude da erosão e da produção sedimentar; soluções para a determinação deste coeficiente.

A equação universal de perda de solos. Conceito, funcionamento, variáveis relevantes. Caracterização de cada uma das seis variáveis fundamentais. Vantagens e inconvenientes face a outras soluções empíricas. 


Modulo Erosao TP 3

12 Outubro 2017, 15:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

A bacia hidrográfica da Ribeira de Espiche. Determinação dos parâmetros orográficos de Fournier (conclusão), determinação de parâmetros climatológicos e quantificação da magnitude da erosão específica de acordo com as soluções de Fournier. Transformação de valores mássicos em volumétricos, peso específico aparente seco dos produtos da erosão. Comentário e crítica dos resultados.  Método de Teixeira e Andrade: quantificação da magnitude da erosão hídrica na bacia de Espiche , comparação com os resultados anteriores, comentário e crítica dos resultados.