Últimos anúncios

Avaliações à distância: informações úteis.

15 Junho 2020, 12:06 Francisco Saldanha da Gama

1. Antes dos Exames.


a) Os exames decorrerão nos dias e horas indicadas pelos serviços centrais da Faculdade.


b) Os alunos deverão inscrever-se nos exames até 48 horas úteis antes da realização da prova.


c) Os alunos com Necessidades Educativas Especiais, deverão comunicar aos docentes atempadamente que pretendem apresentar-se a um determinado exame de forma que seja possível acertar acertar eventuais detalhes para esses alunos.



2. Durante os exames.


a) Os exames de IO e de TIO serão na forma de Quiz realizados na área da disciplina na plataforma Moodle e estarão disponíveis automaticamente no sistema de acordo com o calendário dos exames (dia e hora). Os alunos deverão iniciar o exame no exato momento em que o sistema permitir sem que haja qualquer intervenção dos docentes.


b) Um exame será constituído por três blocos de perguntas com alguns minutos de intervalo entre eles.


c) Nos exames de IO e TIO não haverá documentos para digitalizar e submeter no sistema.


d) Os exames são com consulta podendo os alunos também recorrer ao uso de máquina de calcular.


e) Todas as questões dentro de uma pergunta/problema têm o mesmo peso.


f) Em questões com várias alternativas (escolha múltipla, múltiplas respostas, verdadeiro/falso), haverá uma penalização fixa de 25% por resposta errada.


g) Durante a realização do exame, pelo menos um docente da disciplina estará disponível num chat que será criado para o efeito. Essa é uma forma os docentes das disciplinas estarem disponíveis para qualquer eventualidade que surja aquando da realização do exame. A utilização desse chat deverá ser muito parcimoniosa, estando reservada a situações absolutamente excecionais.



3. Depois dos exames.


a) A classificação no exame resultará de ponderar os três blocos de perguntas.


b) Os três blocos de perguntas têm pesos diferentes:


Bloco 1: 10%

Bloco 2: 40%

Bloco 3: 50%


Cada bloco é classificado na escala de 0–20 valores.


c) Se Ci designar a classificação (0–20) obtida no Bloco i, a classificação final no exame será obtida calculando: 0.10*C1 + 0.40*C2 + 0.50*C3.


d) A aprovação nas disciplinas requer uma classificação mínima de 10 valores (eventualmente obtidos por arredondamento) no exame.

e) A classificação de um aluno num exame de IO e de TIO será, oficialmente, a que for devidamente publicada na plataforma Fenix e da qual os alunos serão notificados individualmente.


f) Os docentes reservam-se o direito de convocar um qualquer aluno para uma prova oral a qual, terá que decorrer em sistema de videoconferência.


g) Um aluno que seja convocado para prova oral e que, querendo realizá-la, não aceite fazê-lo por videoconferência a partir do local onde se encontra, deverá realizar a prova num dos laboratórios que Ciências tem permanentemente à disposição dos alunos.


h) Um aluno que seja convocado para prova oral e que não aceite fazê-la terá uma classificação de 0 valores nessa prova. Esta classificação será depois ponderada (50%) com a nota obtida no exame realizado online.


i) Eventuais provas orais são da iniciativa exclusiva dos docentes da disciplina. Assim, um aluno que obtenha uma classificação de 9 valores e que requeira realização de prova oral (o que está no seu direito fazer) terá o pedido diretamente indeferido, a menos que o aluno faça parte do grupo definido em f).






Corpo Docente

Francisco Saldanha da Gama

Responsável

fsgama@ciencias.ulisboa.pt