Sumários

Regulação do operão da galactose | Riboreguladores

11 Novembro 2019, 17:00 Mónica Vieira Cunha

O regulão da arabinose em Escherichia coli (continuação). 

O controlo negativo na regulação do operão da arabinose em Bacillus subtilis: 

genes estruturais e estrutura operónica; localização no cromossoma; promotores, operadores, regulador e indutor do operão da arabinose. Transportadores de alta e baixa afinidade para a arabinose. Regulação da transcrição do operão ara por repressão. A proteína AraR. Regulação cooperativa e não cooperativa. 

Regulação do operão da galactose em E. coli: genes estruturais e estrutura operónica; localização no cromossoma; promotores, operadores, reguladores e indutores Regulação da transcrição do operão gal por repressão. A proteína GalR. Regulação cooperativa e não cooperativa. 

Expressão descoordenada do operão gal em E. coli. Regulação pós-transcricional do operão da galactose exercida pelo RNA antisense spot42 e pela proteína Hfq. Importãncia fisiológica da regulação por spot42. 

Mecanismos moleculares de regulação pós-transcricional exercida por pequenos RNA não codificantes (sRNA). Ação exercida pela chaperona Hfq. Riboswitches como riboreguladores. Exemplos da ação exercida por RNA antisense no controlo restritivo da expressão génica em diferentes microrganismos e diferentes condições de stress ambiental.


Processos de regulação da transcrição

4 Novembro 2019, 17:00 Mónica Vieira Cunha

Expressão Génica. Fatores Sigma. Mecanismos adaptativos com impacto na expressão génica. Fatores Sigma. 

Processos de regulação da transcrição. Conceitos de regulação transcricional, pós-transcricional e pós-traducional. 

Controlo negativo e controlo por atenuação da transcrição. Revisão dos processos de regulação dos operões da lactose e do triptofano em Escherichia coli. Repressão catabólica e níveis de AMP cíclico. 

O regulão da arabinose em Escherichia coli: genes estruturais e estrutura operónica; localização no cromossoma; promotores, operadores, regulador e indutor do operão da arabinose. Transportadores de alta e baixa afinidade para a arabinose. Regulação da transcrição do operão ara por mecanismos de ativação e de anti-ativação Os estados P1 e P2 da proteína AraC. Autoregulação da transcrição de araC. Evidências experimentais que sugeriram a existência da formação de uma ansa de DNA e de cooperação na regulação. Testes de complementação usados para avaliação do carater dominante ou recessivo das mutações nos genes araC, araO2 e araI. 


Frequència

28 Outubro 2019, 17:00 Maria Filomena Ribeiro Alcobia da Silva Trabucho Caeiro

Realização da 1ª Frequència


Vírus com transcritase reversa.

21 Outubro 2019, 17:00 Maria Filomena Ribeiro Alcobia da Silva Trabucho Caeiro

Vírus com transcriptase reversa: Retroviridae e Hepadnaviridae.

Família Retroviridae: diversidade, morfologia e estrutura das partículas virais e aspectos gerais do ciclo replicativo.


Vírus com genoma de RNA de polaridade negativa. Vírus com genoma de dupla cadeia de RNA.

14 Outubro 2019, 17:00 Maria Filomena Ribeiro Alcobia da Silva Trabucho Caeiro

Vírus com genoma de RNA de polaridade negativa: Rhabdoviridae e Paramyxoviridae, OrthomyxoviridaeArenaviridae e Bunyaviridae - diversidade, morfologia e estrutura das partículas virais, modo de entrada na célula hospedeira e ciclo replicativo. Descrição e definição da expressão ambissense observada nos Arenaviridae e em alguns Bunyaviridae.

Vírus com genoma de cadeia dupla de RNA: Reoviridae - diversidade, morfologia e estrutura das partículas virais. Transcrição conservativa e semi-conservativa.