2017/2018

Objetivos

A Universidade de Lisboa (UL) e a Universidade do Porto (UP) realizam conjuntamente um Programa Doutoral em Biodiversidade, Genética e Evolução (BIODIV), na área das Ciências Biológicas. O programa é assegurado pelas Faculdades de Ciências das Universidades de Lisboa (FCUL) e do Porto (FCUP), com a colaboração do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c/FCUL), do Centro de Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO/UP), do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) e do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP). Estas unidades desenvolvem investigação de excelência internacional em Biodiversidade, Ecologia Funcional, Filogenética, Evolução, Comportamento, Biologia Teórica, Biologia do Desenvolvimento e Bioinformática, entre outras áreas, e dispõem de laboratórios de investigação com equipamento de ponta, para além de uma Estação de Campo afeta ao cE3c.

O BIODIV tem como objetivo um ensino pós-graduado conducente à atribuição do grau de Doutor nas especialidades de Doutoramento referidas no respetivo plano de estudos (para mais informação consultar http://ce3c.ciencias.ulisboa.pt). O programa tem uma componente letiva de um ano, com rotações laboratoriais, cursos e seminários avançados e disciplinas modulares, e uma componente de investigação, com três anos de duração, conducente à elaboração da tese. Os alunos podem usufruir dos recursos da Universidade de Lisboa e do Porto em qualquer fase do programa doutoral, embora cada aluno esteja inscrito, e afeto preferencialmente, a uma das duas Universidades.

Competências: Para além do contributo para o aumento do conhecimento científico, o programa doutoral BIODIV tem como objetivo adicional estimular e proporcionar a demonstração de transferência de conhecimento para o meio empresarial e para a sociedade. Neste contexto, são igualmente exploradas as oportunidades decorrentes dos contratos de investigação com agências de desenvolvimento e empresas, públicas ou privadas, cujos resultados se pretendem inovadores e, se possível, com potencial direto de aplicação em diferentes sectores da sociedade (e.g., ambiente, agricultura, floresta, biomedicina, entre muitos outros). Em particular, serão exploradas as estruturas autónomas existentes nos centros de investigação que proporcionam a prestação de serviços à comunidade, a investigação aplicada e dirigida, e o desenvolvimento tecnológico.

Saídas Profissionais

Em particular, os recursos humanos formados no âmbito do BIODIV poderão integrar-se facilmente nas estratégias de especialização inteligente definidas para as regiões ou de âmbito nacional. Por outro lado, irão desempenhar certamente um papel relevante na difusão da cultura científica ou na promoção de atividades culturais através da sua interação com instituições vocacionadas para o efeito (e.g. Museus de História Natural e de Ciência, Fundações, ONGs e outro tipo de associações).

Regime de Funcionamento

Curso em associação com a Faculdade de Ciências - Universidade do Porto.

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores

Maria Manuela Gomes Coelho de Noronha Trancoso
mmcoelho@fc.ul.pt