2017/2018

Objetivos

A Biologia visa a aprendizagem dos conceitos fundamentais inerentes aos sistemas vivos, afirmando-se como uma das ciências com maior desenvolvimento e impacto nas sociedades modernas. Desde a sequenciação de vários genomas, nomeadamente o da espécie humana e de várias espécies agrícolas de que depende a nossa sobrevivência como sociedade, aos problemas de sustentabilidade dos ecossistemas e da conservação da biodiversidade, as implicações sociais e culturais da Biologia atingem escalas sem precedência na história da humanidade. A FCUL tem larga tradição e grandes responsabilidades no ensino da Biologia já que em anos recentes se tem afirmado como a escola de referência nesta área científica, cativando mais alunos e com melhores médias académicas que qualquer outra a nível nacional. Na base deste sucesso de cativação de alunos tem estado um esquema de entrada única, sólida formação pluridisciplinar nos dois primeiros anos (tronco comum) e um leque de opções académicas de especialização que mais nenhuma escola oferece.

Competências: Investigação e desenvolvimento em saúde, biotecnologia, ambiente, biodiversidade e conservação. Domínio das técnicas de análises biológicas. Divulgação científica nos media. Gestão da qualidade ambiental. Técnicas de museologia. Consultoria, auditoria, gestão e assessoria técnica no domínio do ambiente.

Ramos:

. Biologia Ambiental;
. Biologia Celular e Biotecnologia;
. Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento;
. Biologia Molecular e Genética.

Saídas Profissionais

Empresas e laboratórios de biotecnologia, ambiente, biomedicina, análises clínicas e biológicas | Empresas de gestão e conservação de áreas protegidas | Parques naturais e reservas, jardins e museus | Organizações não-governamentais | Instituições de ensino superior e de investigação | Instituições públicas.

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores

Maria Manuela Pinheiro Sim-Sim