2024/2025

Objetivos



Biologia em Ciências. O que nos diferencia?

A Biologia visa a aprendizagem dos conceitos fundamentais inerentes aos sistemas vivos, afirmando-se como uma das ciências com maior desenvolvimento e impacto nas sociedades modernas.

Ciências ULisboa tem longa tradição no ensino da Biologia em Portugal, destacando-se como a escola de referência, que tem cativado mais alunos e com melhores médias académicas que qualquer outra a nível nacional.

Na base deste sucesso está uma estrutura de entrada comum a todos os alunos, fornecendo uma sólida formação transversal nos dois primeiros anos (tronco comum) e uma formação específica (ramos) no 3.º ano, com um leque de opções que mais nenhuma escola oferece.


Estrutura:

É assim garantida uma preparação transversal nas diferentes áreas da biologia que vão desde os níveis de organização molecular e celular até aos níveis mais abrangentes dos organismos, populações e ecossistemas terrestres e marinhos.

O ensino das diferentes temáticas compreende diferentes tipologias de aula permitindo desde o primeiro ano que os alunos adquiram uma componente teórica sólida que é complementada com uma vertente aplicada ministrada em aulas laboratoriais, saídas de campos, visitas de estudo e pequenos projetos de investigação.


Clique para mais informações sobre o leque de opções de formação específica (ramos) do 3.º ano:



Competências: 

  • Aquisição das bases de compreensão dos fenómenos biológicos;
  • Domínio das principais técnicas e metodologias de aquisição e tratamento de materiais e dados biológicos;
  • Desenvolvimento da capacidade de comunicação oral como escrita;
  • Capacidade de análise de forma crítica e rigorosa;
  • Análise dos problemas biológicos e apresentação de soluções individualmente ou integrado em equipa;
  • Desenvolvimento de independência e iniciativa na aquisição de novos conhecimentos e capacidade de responder aos novos desafios da sociedade.

Saídas Profissionais

Os estudantes de Biologia de Ciências ULisboa consolidam a sua formação adquirindo as competências necessárias para:

  • Integrar equipas de investigação e desenvolvimento de excelência, em institutos de investigação e instituições de ensino superior; 
  • Trabalhar em empresas e laboratórios em áreas como análises clínicas e biológicas, saúde, indústria e biotecnologia;
  • Ocupar postos de trabalho em empresas e organizações da área da conservação e gestão da biodiversidade e da qualidade ambiental; 
  • Integrar equipas em autarquias, Parques e Reservas Naturais, jardins e museus;
  • Incorporar diversas funções em outras áreas profissionais como a divulgação científica, consultoria, auditoria e assessoria técnica nos diferentes domínios do conhecimento.

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores