Disciplina Curricular
Cartografia Geológica e Teledeteção CGTel
Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Deseja-se desenvolver a capacidade para trabalhar com mapas topográficos e geológicos - Desenvolver os conhecimentos e competência no âmbito da realização da traçagem de limites geológicos em cartas, e escolha e discernimento sobre padrões cartográficos diversos - Noção de Escala cartográfica e de "escala" temporal - Conhecimentos e competências na elaboração eficaz de perfis topográficos e cortes geológicos em diversos tipos de mapas e em diversos tipos de estruturas e topografias - Correcta utilização de livro de campo e na elaboração de relatórios geológicos - Desenvoltura e "à vontade" nos trabalhos a realizar no campo, com a utilização de mapas (topográficos e geológicos), fotografias aéreas e cenas de imagem de satélite. Utilização de programas de computador como ajuda de suporte (ex: Google Earth) - Compreensão da Cartografia Geológica como uma disciplina holística e integradora de diversas especialidades das Geociências.
Programa
Como é uma disciplina transversal e alicerçante, foca uma grande diversidade de temáticas com o intuito de as interligar e de tornar a Cartografia uma metodologia de trabalho essencial para o Geólogo. O manusear de mapas, fotografias aéreas, imagens de satélite e a elaboração de perfis topográficos, cortes geológicos é um dos principais objectivos desta disciplina. Assim os conteúdos programáticos fixam-se muito no estudo dos critérios de diferenciação, estudo dos padrões de afloramento e da percepção tridimensional inerente é elaboração e compreensão de um mapa ou carta geológica. Tem, este programa, como principal objectivo ministrar conhecimentos para uma disciplina que se segue no elenco curricular – Geologia de Campo I – onde estes saberes vão ser aplicados com um trabalho efetivo, no campo. A localização, quer no terreno, quer no mapa, é estudada à luz quer de métodos clássicos (coordenadas terrestres) quer com o apoio de GPS'r de modernas tecnologias.
Métodos de ensino e avaliação
A metodologia de ensino é holística e preferencialmente prática. Os conhecimentos ministrados são predominantemente práticos e são sempre utilizados em exemplos na sala de aula – com mapas e cortes geológicos didáticos e pedagogicamente cuidados. As aulas teóricas são apoiadas por apresentações com muitas imagens de campo, com exemplos didáticos, não só do território nacional mas de numerosos exemplos de locais onde os docentes da disciplina têm trabalhado ao longo da sua carreira. 50% de Avaliação Formativa e 50% de Avaliação Sumativa, ou, dependendo do número de alunos Exame final Teórico-prático. As componentes de avaliação teórica e prática têm igual peso na classificação final; porém, o mínimo de 25% deve ser obtido em cada uma das partes.