Disciplina Curricular
Deteção Remota e Processamento de Imagem DRPI
Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Ambiental com Minor em Tecnologia de Informação Geográfica > Optativas > 3º Ano > 562_Minor em Tecnologia de Informação Geográfica
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Na disciplina de Deteção Remota e Processamento Imagem o aluno adquirirá competências nas áreas daaquisição e processamento de dados adquiridos por satélites.
Programa
1. Satélites e características dos dados. Missões espaciais. Características dos dados. Satélitesmeteorológicos, sistema Landsat sensores na banda do visível e infravermelho, e na banda dos micro-ondas.2. Correção de erros e registo de imagem. Fontes de distorção radiométrica. Correção das distorções radiométricas. Fontes de distorção geométrica. Correção das distorções geométricas.3. Interpretação de dados imagem. Análise quantitativa. Espaço multiespectral e classes espectrais. Análise quantitativa por reconhecimento padrões.4. Técnicas de melhoramento radiométrico. Histograma. Modificação de contraste. Equalização do histograma. Ajuste do histograma.5. Técnicas de melhoramento geométrico. Operadores de vizinhança. Operadores de convolução. Filtros de passa baixa. Deteção de descontinuidades. Deteção de linhas.6. Transformação multiespectral. Transformação de componentes principais. Aritmética de imagens. Razão de bandas e índices de vegetação
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas presenciais com exposição oral da matéria apoiada em meios audio-visuais. Nas aulas práticassão resolvidos exercícios de aplicação sobre os tópicos abordados nas aulas teóricas com recurso a softwarede processamento de imagem. Avaliação. Exame final (90%) e avaliação contínua (10%). O exame final é constituído por uma componenteteórica e uma componente prática. A avaliação contínua é constituída por um trabalho e participação nas aulaspráticas. Um valor mínimo de 10/20 será exigido para aprovação na disciplina.