Disciplina Curricular
História e Filosofia da Matemática HFdM
Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Molecular e Genética com Minor em História e Filosofia das Ciências > Optativas > 3º Ano > 557_Minor em História e Filosofia das Ciências
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em História e Filosofia das Ciências > Optativas > 3º ano > 557_Minor em História e Filosofia das Ciências
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Ambiental com Minor em História e Filosofia das Ciências > Optativas > 3º Ano > 557_Minor em História e Filosofia das Ciências
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Facultar aos alunos dos vários cursos um conhecimento básico do desenvolvimento das ideias em matemática e da sua filosofia.
Programa
História da Matemática: Civilizações antigas, Babilónia e Egipto. Grécia. Tales, Pitágoras, Euclides (Elementos), Arquimedes, Diofanto. Idade Média. China, Índia, Islão medievais. Idade média no Ocidente. Renascimento. Descartes, Fermat, Pascal. Cálculo infinitesimal. Newton, Leibniz. Teoria de Números. Euler, Bernoulli. Novos modelos de geometria. Rigor e fundamentos. Gauss, Cauchy, Dedekind. Aspetos computacionais. Hilbert, Grothendieck. Filosofia da Matemática: Forneceremos um conhecimento abrangente da filosofia da matemática. Abordaremos também alguns conceitos e resultados matemáticos motivadores. Abordaremos as questões: Qual a natureza das entidades matemáticas e discurso matemático? Qual a justificação do conhecimento matemático? Qual a explicação para a aplicabilidade da matemática na compreensão de fenómenos empíricos? Cobriremos as seguintes teorias: Logicismo, Deductivismo, Formalismo (de termos e de jogos), Finitismo, Intuicionismo e Estruturalismo.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas expositivas, complementadas com exercícios e apresentações orais dos alunos durante as aulas. Análise de um argumento. Dois ensaios finais (1 história e 1 filosofia).