Disciplina Curricular
História e Filosofia das Ciências da Vida HFCdV
Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em História e Filosofia das Ciências > Optativas > 3º ano > 557_Minor em História e Filosofia das Ciências
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Molecular e Genética com Minor em História e Filosofia das Ciências > Optativas > 3º Ano > 557_Minor em História e Filosofia das Ciências
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Ambiental com Minor em História e Filosofia das Ciências > Optativas > 3º Ano > 557_Minor em História e Filosofia das Ciências
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Nesta disciplina pretende-se que o aluno se familiarize com os métodos historiográficos e filosóficos aplicados ao desenvolvimento conceitual da biologia, assim como com os principais debates epistemológicos no âmbito das ciências da vida.
Programa
Os objectivos da disciplinas serão realizados através de dois módulos pedagógicos: 1. História da biologia evolutiva e problemas conceituas na teoria da seleção natural. A história da ideia de evolução. A teoria da seleção natural. A noção de fitness. O problema dos níveis de seleção. O adaptacionismo e o genocentrismo. Acaso e necessidade nos processos evolutivos. Questões metafísicas relativas à classificação: realismo taxonômico, pensamento tipológico e essencialismo. O “problema” das espécies: processos de especiação e conceitos de espécies. 2. História conceitual e material da biologia. Aristóteles e a biologia antiga. As ciências da vida no contexto do materialismo antigo. A relação entre organismos e máquinas no período moderno. A filosofia Kantiana e o desenvolvimento da biologia moderna. A relação entre biologia e política no século XX. A biologia na era da informação. As relações entre ciências da vida e tecnologias e suas implicações éticas.
Métodos de ensino e avaliação
A metodologia de ensino consiste em dominar a análise filosófica, de modo a clarificar as mais importantes contribuições conceptuais na literatura acerca do desenvolvimento do conceito em questão. Trata-se de um curso interdisciplinar, na interface entre a história das ciências da vida, a filosofia das ciências da vida e, mais genericamente, a própria biologia. A avaliação será realizada por meio de dois testes de escolha múltipla, um a meio do curso e outro no final, ou um exame final.