Disciplina Curricular
Modelos Lineares e Aplicações MLA
Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Molecular e Genética com Minor em Estatística e Investigação Operacional > Optativas > 3º ano > 550_Minor em Estatística e Investigação Operacional
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Estatística e Investigação Operacional > Optativas > 3º ano > 550_Minor em Estatística e Investigação Operacional
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Celular e Biotecnologia com Minor em Estatística e Investigação Operacional > Optativas > 3º Ano > 550_Minor em Estatística e Investigação Operacional
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Ambiental com Minor em Estatística e Investigação Operacional > Optativas > 3º Ano > 550_Minor em Estatística e Investigação Operacional
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Compreender o conceito de Análise de Variância. Saber identificar os diferentes tipos de Análise de Variância. Aplicar o conceito de Análise de Variância a casos de estudo. Saber realizar contrastes sempre que se justifique. Elaborar e interpretar conclusões. Compreender o conceito de Regressão Linear. Saber estimar o modelo de Regressão Linear através dos métodos mínimos quadrados e máxima verosimilhança. Fazer inferência estatística sobre o modelo estimado. Aplicar o conceito de Regressão Linear a casos de estudo. Avaliar a qualidade do modelo com base em diferentes instrumentos/conceitos. Interpretar conclusões. Fazer predição a partir do modelo
Programa
1. Análise de Variância Análise da Variância simples. Comparações planeadas. Contrastes. Contrastes ortogonais. Análise de variância a dois factores, equilibrada. 2. Regressão Linear O método dos mínimos quadrados. Propriedades estatísticas dos estimadores de mínimos quadrados. Testes de Hipóteses e Intervalos de Confiança. Predição. Análise dos resíduos e avaliação do ajustamento. Tabela ANOVA e Testes F. Selecção de Variáveis.
Métodos de ensino e avaliação
Desenvolvimento da aprendizagem recorrendo ao método interrogativo-activo com base em processos teórico-práticos onde cada tema será apresentado com apoio em casos estudo. Esses casos estudo serão originários da bibliografia de apoio ou da vivência dos alunos, nomeadamente dos que decorrem de casos reais. A avaliação será efectuada de forma contínua através da observação directa dos alunos além da realização de três testes com consulta ou exame final.