Disciplina Curricular
Estatística Não Paramétrica ENP
Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Molecular e Genética com Minor em Estatística e Investigação Operacional > Optativas > 3º ano > 550_Minor em Estatística e Investigação Operacional
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Estatística e Investigação Operacional > Optativas > 3º ano > 550_Minor em Estatística e Investigação Operacional
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Celular e Biotecnologia com Minor em Estatística e Investigação Operacional > Optativas > 3º Ano > 550_Minor em Estatística e Investigação Operacional
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Ambiental com Minor em Estatística e Investigação Operacional > Optativas > 3º Ano > 550_Minor em Estatística e Investigação Operacional
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende dotar-se os alunos de conhecimentos que permitam fazer uma escolha adequada entre metodologias paramétricas e não paramétricas. Pretende-se que os alunos saibam escolher os testes mais adequados para responder aos problemas com os quais sejam confrontados na sua futura vida profissional. Para tal, é-lhes apresentado um conjunto de testes que são utilizados com frequência em diversas áreas tais como ciências médicas e farmacêuticas, biologia, geologia e ciências sociais.
Programa
Revisões: Conceito de teste estatístico, erros associados e respetivas probabilidades. Testes não paramétricos versus Testes paramétricos. Testes sobre uma proporção e sobre a diferença de proporções. Teste de ajustamento do Qui-quadrado. Teste de ajustamento de Kolmogorov-Smirnov (incluindo a variante Lilliefors). Teste dos Sinais. Teste de Wilcoxon. Teste de McNemar. Teste de Mann-Whitney-Wilcoxon. Teste de Kruskall-Wallis. Coeficiente de correlação de Spearman. Índice de Friedman. Testes em tabelas de contingência: Teste assintótico do Qui-quadrado e teste exacto de Fisher.
Métodos de ensino e avaliação
A formação teórica e teórico-prática, com conteúdos actualizados e voltados para as necessidades reais, é feita com recurso à exposição das matérias teóricas em apresentações no quadro e/ou em projecções. A componente Teórico-prática baseia-se em demostrações e deduções de resultados e na resolução de exercícios típicos e aplicações a casos reais. A avaliação dos alunos é feita através de um exame final escrito complementado, eventualmente, por uma prova oral.