Disciplina Curricular
Física dos Meios Contínuos FMCon
Licenciatura Bolonha em Biologia - 5_LBio 2023/24
Contextos
Grupo: 5_LBio 2023/24 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo Biologia do Organismo e Evolução com Minor em Física > Opcionais > 565_Minor em Física
Período:
Grupo: 5_LBio 2023/24 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo Biologia Molecular e Genética com Minor em Física > Opcionais > 565_Minor em Física
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A – Princípios fundamentais da dinâmica de fluídos. B – Aplicação a um leque abrangente de fenómenos em Física e Engenharia. C – Resolução de problemas do ponto de vista teórico (analítico) e computacional. D – Relação entre várias áreas da Física
Programa
1. Introdução e visão geral 2. Cinemática. Descrição de Lagrange e de Euler. O tensor da taxa de deformações. Vorticidade. Equação da continuidade. 3. Dinâmica. O tensor das tensões. Teorema de Pascal. Fluido ideal e equação de Euler. O teorema e a equação de Bernoulli. 4. Escoamento potencial. Sobreposição. Soluções da equação de Laplace em 2d e em 3d. Escoamento potencial à volta de uma esfera. Forças de elevação e de arrasto. 5. Viscosidade e equação de Navier-Stokes. Equação de Cauchy. Viscosidade. O tensor das tensões. Escoamento laminar plano e cilíndrico. Semelhança dinâmica. Equação de Stokes. Escoamento à volta de uma esfera e lei de Stokes. 6. Vorticidade e camadas limite. Equações da camada limite. 7. Instabilidades e Turbulência. Nota: Os capítulos da sinopse correspondem aos capítulos do livro de texto (Faber) mas não à sua ordem.
Métodos de ensino e avaliação
AVALIAÇÃO Exame final (75%) e avaliação contínua (25%). A avaliação contínua é obrigatória e consiste na discussão de problemas durante as TPs por cada um dos alunos. Os problemas propostos são baseados nas séries. O problema é escolhido pelo aluno e a resolução escrita é entregue até 24 horas antes da primeira aula de avaliação da série correspondente. A nota (0-20) é a média das duas componentes (escrita e oral) da avaliação contínua. É obrigatória a presença dos alunos num mínimo de 2/3 das TPs. A nota da avaliação contínua é usada na primeira vez que o aluno se apresentar a exame.