Disciplina Curricular
Filosofia do Conhecimento Científico FCC
Licenciatura Bolonha em Biologia - 5_LBio 2023/24
Contextos
Grupo: 5_LBio 2023/24 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo Biologia do Organismo e Evolução com Minor em História e Filosofia das Ciências > Opcionais > 557_Minor em História e Filosofia das Ciências
Período:
Grupo: 5_LBio 2023/24 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo Biologia Molecular e Genética com Minor em História e Filosofia das Ciências > Opcionais > 557_Minor em História e Filosofia das Ciências
Período:
Grupo: 5_LBio 2023/24 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo Biologia Ambiental com Minor em História e Filosofia das Ciências > Opcionais > 557_Minor em História e Filosofia das Ciências
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Este curso tem como objectivos gerais desenvolver as necessárias competências para uma compreensão de algumas das principais questões que se colocam no domínio da filosofia do conhecimento científico, tais como o debate entre as diferentes perspectivas sobre o método científico, o realismo científico, a demarcação da Ciência, a relação entre a Ciência e a Metafísica, os diferentes modelos de explicação científica, as noções de lei e de causalidade, as relações entre as diferentes ciências, e aplicação de ferramentas conceptuais nos processos de reconstrução metateórica.
Programa
A. 1. Noções básicas de teoria da argumentação e de lógica formal. 2. O desenvolvimento da filosofia da ciência como disciplina académica (séc. XIX-XX). 3. O Círculo de Viena e o empirismo lógico. 4. Os modelos clássicos das noções de “hipóteses científica”, “lei científica” e “teoria científica”. 5. O declínio do empirismo lógico, a viragem historicista e a interpretação semântica das teorias. B. Explicação Científica: 1. Explicação, descrição e previsão; 2. Leis e causalidade; determinismo, indeterminismo e probabilidades. 3. Modelos nomológico e neo-mecanicista de explicação. 4. Relações entre as representações e as explicações das diferentes ciências (reduções, emergência, explicações integrativas).
Métodos de ensino e avaliação
2 testes intercalares ou exame final.