Disciplina Curricular
Desafios e Perspetivas Emergentes em Geologia DPEG
Licenciatura Bolonha em Biologia - 5_LBio 2023/24
Contextos
Grupo: 5_LBio 2023/24 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo Biologia Molecular e Genética com Minor em Geologia > Opcionais > 556_Minor em Geologia
Período:
Grupo: 5_LBio 2023/24 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo Biologia do Organismo e Evolução com Minor em Geologia > Opcionais > 556_Minor em Geologia
Período:
Grupo: 5_LBio 2023/24 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo Biologia Celular e Biotecnologia com Minor em Geologia > Opcionais > 556_Minor em Geologia
Período:
Grupo: 5_LBio 2023/24 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo Biologia Ambiental com Minor em Geologia > Opcionais > 556_Minor em Geologia
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
(1) Avaliar as variáveis adequadas à caracterização dos Sistemas Terrestres e identificar as metodologias que permitam distinguir as assinaturas naturais das que são induzidas e/ou introduzidas pela ação antrópica; (2) Ponderar as razões e implicações associadas às Alterações Globais; (3) Compreender a relevância das séries temporais e do significado estatístico dos dados que suportam modelos quantitativos de gestão e usufruto dos recursos geológicos; (4) Compreender o conceito Desenvolvimento Sustentável, bem como as suas implicações na construção de caminhos que concorram para a descarbonização e desmaterialização da economia, digitalização/robotização e transição energética; (5) Apreciar a importância relativa dos processos de redução, reutilização e reciclagem e as repercussões na gestão dos fluxos de matéria-prima e energia; (6) Analisar as vantagens/desvantagens das diferentes soluções energéticas; (7) Relevar o papel da formação/educação para uma cidadania responsável.
Programa
(1) Observação da Terra: Ciências Espaciais e ferramentas para observar e monitorizar a Terra e os padrões de alteração global; (2) "Big data" e Ciência dos Dados: novas abordagens e desafios nas Ciências da Terra; (3) Risco e emergência: conceitos, abordagens e contextos de aplicação; (4) Resiliência e adaptação: conceitos, metodologias de análise e modelação; (5) Solos: desafios colocados pela sua ocupação, utilização e preservação; (6) Água: abundância, acesso e qualidade; (7) Transição energética e neutralidade carbónica: objetivos, modos de concretização e pressões colocadas nas cadeias de abastecimento de base mineral; (8) Fluxos de matéria na economia e o paradigma da circularidade: metodologias de análise e modelação dos contributos associados aos recursos primários e secundários; (9) Relutâncias sociais às mudanças de paradigma e implicações nas políticas públicas de desenvolvimento; (10) Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade: significados e implicações.
Métodos de ensino e avaliação
A participação nas aulas será considerada no processo avaliativo de cada estudante (25%), o qual contará ainda com a elaboração de dois resumos alargados (max. 4 pg.) sobre questões específicas identificadas justificadamente pelos estudantes (35%) e uma frequência final com questões de escolha múltipla (40%). Alternativamente, a avaliação consistirá em um exame final (100%).