Disciplina Curricular
Química-Física I QIfis
Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Química > Optativas > 3º Ano > 564_Minor em Química
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Molecular e Genética com Minor em Química > Optativas > 3º Ano > 564_Minor em Química
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Celular e Biotecnologia com Minor em Química > Optativas > 3º Ano > 564_Minor em Química
Período:
Peso
9.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Adquirir capacidade de compreender e relacionar conceitos básicos de Química-Física, no âmbito da Termodinâmica (Termoquímica, Equilíbrio de Fases, Equilíbrio Químico - incluindo sistemas ácido-base e eletroquímicos), Cinética Química e Difusão em líquidos. Utilizar os conhecimentos adquiridos para resolver problemas típicos das áreas da Química, Bioquímica e Química Tecnológica.
Programa
Introdução (estados da matéria; variáveis de estado). Propriedades dos gases (equações de estado; teoria cinética dos gases; gases reais). 1º Princípio da Termodinâmica (conservação da energia; energia interna, calor, trabalho, capacidade calorífica e entalpia). Termoquímica (quantidades termoquímicas, lei de Hess). 2º Princípio da Termodinâmica (entropia; energia de Gibbs). Equilíbrio de fases em substâncias puras (transições de fase; diagramas de fase). Propriedades de misturas (descrição termodinâmica; propriedades coligativas; diagramas de fase). Equilíbrio Químico (base termodinâmica; constante de equilíbrio e sua dependência de condições experimentais). Equilíbrio ácido-base (constantes de acidez termodinâmica e aparente, ácidos mono- e polipróticos, sistemas anfipróticos, pH e especiação). Eletroquímica (migração de iões; células eletroquímicas; potenciais redox). Cinética Química (velocidade, ordem e constante de velocidade de reação; influência da temperatura e força iónica na velocidade das reações). Leis de velocidade (esquemas reacionais; reações elementares e reações compostas). Difusão em líquidos. Transporte de moléculas através de membranas: aspetos termodinâmicos e cinéticos.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas, teórico-práticas e laboratoriais. Orientação tutorial. Resolução e discussão de problemas teóricos. Realização trabalhos laboratoriais e discussão dos respectivos relatórios. Exemplos de trabalhos a realizar: Entalpia de vaporização de um líquido puro. Estudo termodinâmico da dissolução da ureia em água. Determinação potenciométrica da constante de dissociação de um ácido fraco. Células eletroquímicas. Cinética da redução do azul de metileno pelo ácido ascórbico. A avaliação consta de uma parte teórica e de uma parte prática. A parte teórica é avaliada por um de dois regimes: testes (2 realizados durante o período letivo) ou exame final. A classificação final é a média ponderada das notas da parte teórica (2/3) e da informação prática (1/3). A aprovação na disciplina implica classificações ≥ 10 nas partes teórica e prática.