Disciplina Curricular
Ciências da Vida CVida
Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A Bioinformática pode ser definida como o armazenamento, o processamento, a análise, a previsão e a modelação de dados biológicos com a ajuda das ciências e tecnologias da computação. Consiste portanto numa abordagem integrada de métodos computacionais, matemáticos e estatísticos, e de conceitos biológicos, bioquímicos e fármaco-clínicos, destinada à manipulação e análise de informação biológica. Assim pretende-se que os alunos da licenciatura em Eng. Informática, adquiram noções básicos acerca de: • estrutura e função dos principais componentes moleculares dos seres vivos • interações moleculares nas células vivas, redes metabólicas, de sinalização e de interações entre proteínas • natureza da informação biológica e sua transmissão. • utilização de ferramentas e portais de Bioinformática.
Programa
Introdução à Célula. Componentes Químicos das Células. Estrutura e Função de Proteínas. Estrutura e Função de Lípidos. Estrutura e Função de Glúcidos. Metabolismo, sinalização e redes de interação proteícas nas células vivas Organização genómica e expressão génica. Do DNA à Proteina. Breves Noções de Tecnologia do DNA recombinante e Engenharia genética. Introdução às ferramentas e portais mais comuns de Bioinformática.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas e teorico-práticas. Modalidades de avaliação: - Avaliação contínua (30 %) de natureza teórico-prática, constituída por 6 trabalhos de avaliação realizados em sala de aula com acesso a ferramentas da área da Bioinformática. Cada trabalho tem a ponderação de 5 % da classificação final. - Exame final (70 %) eliminatório, mínimo 9.5, sobre todos os conteúdos programáticos da UC.