Disciplina Curricular
Posicionamento Geoespacial I PGeo-I
Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Ambiental com Minor em Tecnologia de Informação Geográfica > Optativas > 3º Ano > 562_Minor em Tecnologia de Informação Geográfica
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Aprendizagem dos conceitos e métodos utilizados nos levantamentos topográficos, assim como o domíniodas tecnologias de observação e procedimentos de cálculo usados em topografia. Desta forma, ascompetências a desenvolver são:• Aptidão para a realização de levantamentos topográficos de forma autónoma• Desenvolvimento de capacidades para idealizar, planear, executar e gerir quaisquer trabalhos topográficos
Programa
1. Introdução. Levantamentos topográficos. Medições e equipamento topográfico.Erros de observação. Redução de observações e propagação de erros.2. Métodos de intersecção e irradiação topográfica. Nivelamento trigonométrico. Poligonais.3. Posicionamento com GPS em pós-processamento e em RTK.4. Nivelamento Geométrico.5. Levantamento do pormenor. Desenho topográfico em CAD. Levantamentos por laserscanning.
Métodos de ensino e avaliação
Apresentação teórica dos conteúdos de cada tema nas aulas teóricas. Pedagogia baseada no treino e narealização de projetos de modo a assegurar uma formação com forte vertente técnica (domínio da utilizaçãodos aparelhos) nas aulas práticas, assim como na resolução de exercícios numéricos (tratamento matemáticodas observações efetuadas e cálculo topográfico) relacionados com os métodos abordados.A avaliação prática (50%) é realizada ao longo do semestre através da realização de 6 trabalhos: Coordenaçãode pontos por interseção direta e inversa. Coordenação depontos por irradiada e estação livre, Coordenação de pontos por poligonação,Nivelamento geométrico, Coordenação de pontos por GPS, Levantamento depormenor. A avaliação teórica (50%)é realizada através de exame final.É necessária a aprovação em ambas as componentes.