Disciplina Curricular
Botânica Marinha BMarinh
Licenciatura Bolonha em Biologia - 5_LBio 2023/24
Contextos
Grupo: 5_LBio 2023/24 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo Biologia Celular e Biotecnologia > Opcionais > 518_Lic. em Biologia - Ramo BCB (3º Ano) > 2º Semestre
Período:
Grupo: 5_LBio 2023/24 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo Biologia Ambiental > Opcionais > 2º Semestre - Bloco C ou Bloco D > 524_Lic. em Biologia-Ramo BA (3º Ano/2º Sem) - BLOCO D
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A unidade curricular (UC) BOTÂNICA MARINHA (cód. 62812) ao englobar várias áreas do conhecimento biológico, como a Biodiversidade, Morfologia e Fisiologia, apresenta a relação dos produtores primários marinhos, vulgo as algas, com o seu meio ambiente, priveligiando uma perspectiva ecológica. Nas aulas teóricas é dada ainda especial atenção à compreensão da evolução destes organismos, que estão na base das teias tróficas marinhas e de importantes processos biogeoquímicos globais que são também descritos. Nas aulas práticas, pretende-se que os alunos se familiarizem com a identificação taxonómica, com a diversidade e com as metodologias de estudo mais correntes para os diferentes grupos de algas: (i) qualitativas (diversidade específica, pigmentar, etc.) e (ii) quantitativas (abundância, distribuição, etc.), e (iii) podendo contrastar as diferentes abordagens em comunidades de produtores primários micro- e macroscópicos, bênticos e pelágicos, (iv) no campo e no laboratório.
Programa
Programa teórico (linhas gerais): Classificações das algas: taxonómica, morfológica e funcional. Características celulares. Filogenia actual. Morfogénese e desenvolvimento (macroalgas). Reprodução, ciclos vitais e estratégias reprodutoras (macroalgas). Ambiente aquático: luz, temperatura, salinidade, parâmetros químicos. Ciclos de nutrientes. Fitoplâncton: Métodos de estudo. Factores que controlam o crescimento. Fotossíntese aquática (curvas P-I). Afloramento costeiro ("upwelling"), . Ciclo do carbono, importância do Fitoplâncton no sequestro de carbono, implicações nas alterações climáticas. Fenómenos de "Harmful Algal Blooms". Ecologia e distribuição das algas em ecossistemas costeiros e estuarinos. Programa prático: Pretende-se que os alunos se familiarizem com organismos representativos e com metodologias de estudo correntes, trabalhando quer em grupo, quer independentemente e participando ainda em visitas de campo, para conhecerem os principais habitats e equipamentos de estudo.
Métodos de ensino e avaliação
As aulas teóricas são essencialmente expositivas, utilizando TICs. Os documentos de suporte das aulas são fornecidos aos alunos na página online da UC. A bibliografia restante está disponivel na Biblioteca e na página online da UC As aulas práticas previligiam trabalho laboratorial e experimental e contacto mais estreito docente-discente. O programa das aulas práticas sofre anualmente ajustes, tendo em conta as condições ambientais (trabalho de campo), as condições disponíveis e os interesses dos alunos. Componente teórica: exame final individual, sem consulta (60% da nota final) Componente prática: dois relatórios em grupo (40% da nota final)