Disciplina Curricular
Física Experimental I FExp-I
Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Molecular e Genética com Minor em Física > Optativas > 3º Ano > 565_Minor em Física
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Física > Optativas > 3º Ano > 565_Minor em Física
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Desenvolvimento de competências no estudo experimental de fenómenos físicos, nomeadamente na utilização de instrumentos científicos, aquisição e análise de dados e discussão crítica de resultados. 2. Realização de experiências para consolidação de conceitos físicos previamente adquiridos nas áreas da Mecânica e Electromagnetismo. Em cada trabalho experimental a enfâse é colocada na compreensão qualitativa do fenómeno físico e na sua descrição através de um modelo suportado pelos resultados quantitativos obtidos. 3. Desenvolvimento de competências para apresentação escrita e oral de resultados científicos.
Programa
Uma componente de análise e tratamento de dados é desenvolvida inicialmente (laboratório I) e aplicada nas aulas seguintes. I. Análise e tratamento de dados Trabalho onde se realizam três experiências simples para avaliar o processo de medida e as incertezas que afectam os resultados. Durante o trabalho utiliza-se a craveira e o micrómetro (“Palmer”), discute-se a incerteza do instrumento de medida e a incerteza estatística. Avalia-se a propagação da incerteza através dos cálculos. II. Pêndulo gravítico Ênfase no conceito de movimento periódico e suas características, aceleração gravítica, aceleração normal e tangencial e discussão da aproximação de pequenos ângulos. III. Energia cinética de translação e rotação Estudo do movimento de rolamento versus arrastamento. Discute-se a conservação da energia mecânica e o trabalho da força de atrito. Avalia-se a energia cinética de um corpo rígido separando translação e rotação. IV. Estudo da dinâmica de rotação Com um movimento acelerado discute-se a dinâmica de rotação definindo o momento angular e o momento de inércia que pode ser variado na experiência. Avaliam-se os atritos existentes e a sua influência no movimento. V. Oscilador mecânico Usando o disco de Pohl estuda-se o movimento harmónico simples livre e amortecido. VI. Oscilador mecânico forçado Usando o disco de Pohl estuda-se o movimento harmónico forçado e o efeito de ressonância. VII. Linhas equipotenciais de um campo elétrico 2D Determinam-se as equipotenciais e linhas de campo utilizando como meio condutor água; Calcula–se o campo eléctrico a partir do mapa traçado para diferentes configurações. VIII. Circuitos eléctricos dc Verificação experimental da lei de Ohm e associações de resistências Estudo do circuito RC para tempos de carga elevados. Curvas da tensão e da corrente.
Métodos de ensino e avaliação
Os trabalhos experimentais são precedidos por uma aula teórica para discussão das técnicas experimentais e dos conceitos físicos envolvidos. Nas aulas de laboratório, os trabalhos são realizados em grupo (3 alunos max) devendo ser preparados previamente com base nos textos de apoio correspondentes. São propostas na página da disciplina (Moodle) algumas questões preparatórias que devem ser respondidas pelo aluno antes de iniciar o trabalho. É exigido a realização de um caderno de laboratório que pode ser utilizado como elemento de consulta no teste final. O material de apoio é facultado na página da disciplina. A avaliação tem três componentes: (a) contínua : realização dos trabalhos práticos + resolução das questões prévias + relatório escrito de um trabalho + exposição oral de um trabalho diferente do a que respeita o relatório, com peso de 62%, (b) periódica : realização de teste no final do período de aulas, com peso de 33%, (c) contínua : participação nas aulas de preparação e discussão dos trabalhos, com peso de 5% . Para aprovação na disciplina a média das duas componentes (a) e (b) deve ser igual ou superior a 10/20, com a nota do teste não inferior a 8/20 e a nota da avaliação contínua não inferior a 10/20. A nota final é obtida pela média das componentes (a) e (b) pesada pelas percentagens correspondentes, adicionada de 1 valor para uma participação nas aulas de preparação igual ou superior a 75% ou de 0.5 valor se essa participação for inferior a 75% e igual ou superior a 50%. Atendendo à natureza desta unidade curricular, não existe exame final nas épocas normal e de recurso