Disciplina Curricular
Biologia do Desenvolvimento Animal BDAni
Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Química
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Estatística e Investigação Operacional
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Matemática
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em História e Filosofia das Ciências
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Informática
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Molecular e Genética > Optativas > 3º Ano > 520_Lic. em Biologia - Ramo BMG (3º Ano) > 2º Semestre
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Física
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Geologia
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Celular e Biotecnologia > Optativas > 3º Ano > 518_Lic. em Biologia - Ramo BCB (3º Ano) > 2º Semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A Biologia do Desenvolvimento Animal aborda os mecanismos envolvidos na formação progressiva de um animal a partir do ovo fertilizado. Esta "viagem" envolve processos como a expressão génica diferencial, ativação diferencial de genes alvo, comunicação celular, apoptose, alteração da forma e migração celular, processos esses, coordenados no espaço e no tempo para a produção de um animal normal. A disciplina aborda esses assuntos de uma maneira integrativa, focando nas primeiras fases do desenvolvimento animal com atenção para os mecanismos de desenvolvimento conservados no reino animal. Finalmente são apontadas áreas de interface com aplicação prática, com particular destaque para avanços na área de biomedicina. O objetivo da disciplina é fornecer as bases teóricas e práticas nesta área do conhecimento que por sua vez são aplicáveis não só na área estrita de Biologia do Desenvolvimento per se, mas que se ramificam por praticamente todas as áreas da Biologia.
Programa
As perguntas da Biologia do Desenvolvimento. As fases do desenvolvimento animal. A expressão génica diferencial e a diferenciação celular. Mecanismos de comunicação celular no desenvolvimento animal. Técnicas genéticas/moleculares utilizadas para o estudo de desenvolvimento animal. A teoria dos gradientes morfogenéticos e o conceito de informação de posição. Formação de padrões em vários modelos animais (Drosophila, C. elegans, Equinodermes, Vertebrados). Mecanismos da gastrulação. Desenvolvimento da assimetria esquerda-direita. Determinação do eixo antero-posterior e a polarização dorsal-ventral. Processos envolvidos na segmentação do corpo. Código Hox. Formação dos membros nos tetrápodes. Causalidades genéticas de vários processos organogenéticos. Aplicações biomédicas. Discussão de avanços recentes no estudo do desenvolvimento animal.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas são organizadas de forma a dar uma sólida base teórica para a área da Biologia do Desenvolvimento. Os alunos são encorajados a participar e fazer perguntas. Deixa-se espaço para discussão e interpretação das experiências relatadas. Aulas práticas organizadas para que os alunos tenham oportunidade de aprender a trabalhar com embriões vivos, a executar algumas técnicas utilizadas em Biologia do Desenvolvimento e de efetuar algumas experiências. A avaliação é dividida em duas partes, uma a efetuar ao longo do semestre (4 quizzes sobre as aulas práticas, cada um vale 1.0 valor, e uma apresentação de grupo que vale 3.0 valores) e um exame final que vale 13 valores. Para os alunos que não fazem a avaliação ao longo do semestre, o exame final vale 20 valores. Para aprovação na disciplina, os alunos têm que ter uma nota mínima de 6.2 (quando o exame vale 13 valores) e 9.5 (quando o exame vale 20 valores).