Disciplina Curricular
Métodos Operacionais em Ecologia Terrestre MOET
Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Ambiental > Optativas > Bloco C ou D > 523_Lic. em Biologia-Ramo BA (3º Ano/2º Sem) - BLOCO C
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Ao concluir a disciplina os alunos deverão: 1. Compreender a importância da escolha da estratégia de amostragem apropriada e da selecção do melhor método de amostragem, particularmente no que se refere ao estudo das interacções das espécies com o meio ambiente; 2. Ter conhecimentos básicos acerca da investigação em ecologia terrestre; 3. Ter conhecimento das técnicas de estudo que permitem, por exemplo, identificar a ocorrência das espécies, as associações que as mesmas estabelecem com o habitat, a abundância a que vivem e a forma como usam o espaço e recursos disponíveis. 4. Formular hipóteses com base na análise critica da literatura disponível e desenhar um projecto de investigação que as permita testar.
Programa
Esta unidade curricular inclui uma introdução aos métodos para amostrar e estudar uma variedade de organismos terrestres e de questões ecológicas, e uma introdução à forma como definir experiências ecológicas e/ou programas de amostragem e interpretar os dados recolhidos. Os tópicos a abordar no decurso das aulas são: 1) Princípios e conceitos gerais de ecologia terrestre, ilustrados através de casos-estudo; 2) Padrões de distribuição e abundância de espécies terrestres; 3) Associação espécie-habitat; 4) Uso do espaço; 5) Exploração de recursos tróficos; 6) Genética como abordagem metodológica em ecologia; 7) Isótopos estáveis como ferramenta em ecologia.
Métodos de ensino e avaliação
As aulas teóricas e práticas serão complementadas por seminários de oradores convidados com vasta experiência nos métodos em estudo. Debates em grupo sobre os temas em análise e sessões de esclarecimento de dúvidas servem de apoio à preparação do projeto final. A avaliação é constituída por uma componente de grupo e uma individual. A primeira corresponde à elaboração de uma proposta de um projeto de investigação, apresentado sob a forma escrita e oral, com diversos momentos de avaliação nas aulas práticas (50% da classificação final). A segunda consiste num exame escrito individual (50% da classificação final). A aprovação na UC implica uma classificação final mínima de 10 valores, quando arredondada às unidades. No entanto, em ambos os elementos de avaliação (projeto e exame) a classificação mínima para aprovação na UC é de 8 (oito) valores. A melhoria da classificação consistirá na média da classificação do novo exame (50%) e do trabalho escrito entregue na primeira avaliação (50%).