Disciplina Curricular
Ambientes Sedimentares ASedi
Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Resultados esperados: Compreender a necessidade de analisar as fácies sedimentares a diferentes escalas e saber escolher os métodos de estudo adequados aos diferentes casos. Saber reconhecer, descrever e interpretar as séries e os sistemas sedimentares. Saber reconhecer, descrever e interpretar os ambientes sedimentares, construindo modelos paleoambientais coerentes a nível local, regional ou bacinal. Compreender as principais semelhanças e diferenças entre os ambientes do Passado e os do Actual. Objectivos: Transmitir ou aprofundar os conhecimentos relativos aos diversos factores e processos que condicionam e caracterizam os ambientes deposicionais e diagenéticos. Ensinar a reconhecer e interpretar as fácies típicas dos diversos ambientes, sua variabilidade espacio-temporal e organização a diferentes escalas,definindo sistemas sedimentares. Realçar a utilidade na exploração de recursos naturais. Introduzir abordagens específicas mais avançadas (por exemplo, Ciclos Sedimentares, Evento-Sedimentologia).
Programa
Análise das características mais importantes dos principais ambientes sedimentares (processos deposicionais, fácies, modelos, sequências): ambientes continentais terrígenos de leque aluvial e fluviais, desérticos, límnicos terrígenos, transicionais deltaicos e estuarinos, lacustres e palustres, margino-marinhos, marinhos ouco profundos e profundos. Dinâmica dos sistemas sedimentares. Abordagem teórica dos diversos ambientes, com exemplos recentes e do registo fóssil. (Teóricas). Exercícios sobre correlações sedimentares e interpretação paleoambiental e análise macro/mesoscópica de amostras de mão (Teórico-Práticas). Estudo de campo e, quando possível, estudo prático de materiais, com análise de laboratório, de amostras colhidas no campo (Práticas).
Métodos de ensino e avaliação
Exposição e discussão dos conceitos que constam do programa, explicação de exemplos dos diversos aspectos caracterizadores do registo sedimentar, com apoio de apresentações em power-point. Introduções teóricas a classificações e nomenclaturas a aplicar nas práticas; introdução ao trabalho de campo; realização e discussão de exercícios sobre correlações sedimentares e interpretação paleoambiental; observação e descrição de amostras de mão. Explicação in-situ dos afloramentos a estudar; acompanhamento periódico do trabalho dos alunos. Avaliação: Exame final teórico: 50%. Teórico-práticas - 2 testes (exercícios e amostras de mão) realizados durante o semestre ou, em alternativa, junto com o exame final: 25%. Práticas - relatórios/trabalhos de grupo realizados nas práticas durante o semestre, com discussão oral final, sendo obrigatória intervenção de todos os elementos do grupo e podendo haver diferenciação das notas dos membros do grupo: 25%; Obs.: a aprovação em cada componente (T, TP, PL) é obrigatória para ponderação da nota e aprovação final na unidade curricular.