Disciplina Curricular
Biologia Evolutiva BE
Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Química
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Estatística e Investigação Operacional
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Matemática
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em História e Filosofia das Ciências
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Molecular e Genética > Optativas > 3º Ano > 520_Lic. em Biologia - Ramo BMG (3º Ano) > 1º Semestre
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Geologia
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Informática
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento
Período:
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento com Minor em Física
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os resultados expectáveis da aprendizagem dos alunos nesta cadeira, a este nível de formação, estão relacionadas com a aquisição de conhecimentos específicos da Biologia Evolutiva. Pretende-se ainda estimular a curiosidade dos alunos em relação à actividade científica e promover a sua capacidade de formulação de questões e a aprendizagem de técnicas de apresentação e divulgação de resultados. Pretende-se que os alunos adquiram não só as competências específicas ao âmbito da disciplina, mas também fornecer bases teóricas e práticas que permitam vir a exercer uma actividade no âmbito da investigação na área da Biologia Evolutiva. Procura-se ainda dar competências abrangentes relacionadas com a capacidade de crítica, análise e discussão de ideias numa área em permanente evolução, cultivando o espírito científico com consequente desenvolvimento da capacidade de identificar problemas pertinentes.
Programa
Mecanismos genéticos subjacentes aos processos evolutivos envolvidos na diversidade de padrões evolutivos. Conceitos básicos de Genética Populacional. Origem da Variabilidade Genética. O equilíbrio de Hardy-Weinberg e desvios às previsões. Deriva genética e Tamanho da população efectiva. Variabilidade e equilíbrio Mutação-Deriva. Modelo neutralista e seleccionista.Selecção e polimorfismo. Selecção e deriva. Modos de selecção e detecção de selecção ao nível molecular. Da diferenciação das populações às novas espécies. Os processos de especiação adaptativa e não adaptativa. Conceitos básicos de Genética Quantitativa. Níveis a que actua a selecção natural e conflitos genómicos. Diversidade de 'estratégias de sobrevivência e reprodução' e sua explicação evolutiva. A evolução do envelhecimento. A evolução num ambiente espacio-temporalmente heterogéneo versus homogéneo. Generalistas vs especialistas. A evolução da plasticidade. A origem e manutenção do sexo.
Métodos de ensino e avaliação
As aulas teóricas são essencialmente informativas, com recurso a datashow. Nas aulas teórico-praticas é administrado um ensino em salas dotadas de computadores, em que os alunos aprendem a resolver exercícios, analisar e interpretar dados de experiênciasde evolução em tempo real e a realizar simulações informáticas. Os seminários, consistem em apresentações individuais de um artigo científico. É ainda feita a discussão de artigos científicos por toda a turma teórico-prática. Um exame sobre a matéria teórica avalia a capacidade de retenção e interpretação da informação ministradas nas aulas teóricas e constitui 45% da nota final do aluno. A avaliação da componente teórico-prática da cadeira consiste em: exame escrito (15%), realização de exercícios em computador (15%); avaliação do seminário apresentado pelos alunos e sua discussão (25%). Existem notas mínimas parcelares na matéria leccionada por cada docente.