Disciplina Curricular
Ictiologia Icti
Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23
Contextos
Grupo: 4_Plano 2015/16 a 2022/23 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Biologia Ambiental > Optativas > Bloco A ou B > 522_Lic. em Biologia-Ramo BA (3º Ano/1º Sem) - BLOCO B
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A UC de Ictiologia procura dar a conhecer aos alunos a estrutura e a diversidade dos peixes, e a forma como progrediu o conhecimento científico sobre esses animais, referindo os mais importantes intervenientes e as principais contribuições de cada um no desenvolvimento da área. Especificamente, a UC de Ictiologia pretende proporcionar aos alunos a aquisição de bases sólidas sobre a morfologia e a anatomia dos peixes, e sobre a terminologia a elas associada; sobre a anatomia, função e funcionamento dos principais sistemas de órgãos, e sobre a forma como as respectivas funções se relacionam entre si; e sobre a origem, evolução e diversificação dos peixes, com destaque para as suas adaptações, para a organização da diversidade dos peixes, e para as características das principais linhagens.
Programa
A componente teórica da UC de Ictiologia cobre os mais variados aspectos relacionados com essa área das ciências, nomeadamente a sua história; a morfologia e anatomia dos peixes; a terminologia associada às partes e estruturas anatómicas do seu corpo; os principais sistemas de órgãos e a respectiva função; e a origem, evolução e sistemática dos peixes. Encontra-se organizada em sete unidades, a saber: 1. introdução aos peixes e à Ictiologia (contextualização); 2. morfologia: forma e partes do corpo; 3. anatomia externa; 4. anatomia interna; 5. ictiologia funcional (sistemas orgânicos: componentes, funções e inter-relações); 6. reprodução, embriologia e ontogenia; 7. evolução e diversidade. A componente prática da UC envolve a observação anatómica externa e interna, e a identificação de exemplares seleccionados, acompanhando e complementando os assuntos abordados nas sessões teóricas.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas: Método Expositivo, com participação dos alunos e esclarecimento das suas dúvidas, procurando-se que os conteúdos sejam apresentados de forma dinâmica para que os alunos se sintam motivados para os temas abordados e para a participação nas aulas. Aulas práticas: realização de actividades práticas laboratoriais por parte dos alunos com apoio dos docentes. Trabalho autónomo: estudo e revisão dos conteúdos das aulas, bem como complementos a esses conteúdos, prescritos pelo docente. Avaliação: Exame final escrito, incluindo questões de natureza teórica e prática. Notas: 1. A admissão a avaliação depende da presença em pelo menos 75% das aulas práticas (excepto para beneficiários de regimes especiais). 2. O docente pode convocar qualquer aluno para prova oral para aferir a sua classificação.