Disciplina Curricular
Cristalografia e Mineralogia CMine
Licenciatura Bolonha em Biologia - 4_Plano 2015/16 a 2022/23
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Compreender as propriedades fundamentais da matéria cristalina e entender os conceitos de cristal e de mineral. Compreender as restrições impostas e as consequências resultantes da combinação das operações de simetria em corpos isolados e padrões bidimensionais. Compreender a arquitectura dos grupos pontuais e espaciais de simetria e as suas implicações na caracterização de estruturas cristalinas. Saber caracterizar geometricamente as redes cristalinas e proceder à indexação dos elementos que as constituem com base em referenciais adequados. Saber derivar as 32 classes de simetria e identificar as formas cristalográficas que se lhes associam. Compreender e saber utilizar a projecção estereográfica em cristalografia morfológica. Reconhecer, saber descrever e identificar macroscopicamente os minerais através das suas propriedades físicas. Compreender e integrar os principais critérios químicos e estruturais que presidem à sistemática mineral.
Programa
A disciplina versa um programa introdutório no âmbito da Cristalografia Morfológica e Mineralogia Descritiva que se destina aos alunos inscritos nas três Licenciaturas na Área Científica de Geologia eem outras Licenciaturasda FCUL em que se recomende a sua frequência. O propósito fundamental da disciplina consiste na caracterização geral da matéria cristalina, com ênfase nas características geométricas que descrevem a sua organização íntima e habilitam à descrição da morfologia dos cristais, bem como à compreensão das propriedades físicas úteis à caracterização e identificação macroscópica de minerais comuns. As características químicas e estruturais que presidem à sistemática mineral e estão na base da sua classificação em Classes são introduzidas e relacionadas do ponto de vista cristaloquímico com as principais propriedades físicas de espécies minerais representativas. Os minerais mais comuns na crosta terrestre são apresentados e descritos quanto às suas propriedades físicas.
Métodos de ensino e avaliação
As metodologias usadas no ensino teórico incluem exposições "power point" que remetem para imagens que auxiliam a visualização no espaço da simetria das estruturas cristalinas. O quadro é, frequentemente, uma opção adequada à "construção" mental da abstracção espacial. Nas aulas práticas, a cristalografia recorre a exercícios de aplicação e modelos geométricos, enquanto a mineralogia faz uso de uma colecção de minerais seleccionados e materiais de apoio à identificação das propriedades físicas.Alternativa 1 Uma frequência teórico-prática a meio do semestre, versando a componente de Cristalografia; Uma frequência teórica-prática no final do semestre, versando a componente de Mineralogia + um teste prático de mineralogia em amostra de mão (caracterização física e identificação de espécies) Alternativa 2 Exame final teórico-prático, versando sobre todo o programa da disciplina + um teste prático de mineralogia em amostra de mão (caracterização física e identificação de espécies)